Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano Anonymus Gourmet

Anonymus Gourmet: Um pouco de pança faz bem à saúde?

Aproveitando, veja receita para ganhar aquelas calorias

Por Anonymus Gourmet
Publicado em: 02.10.2021 às 03:00 Última atualização: 02.10.2021 às 15:21

Un può di pancia alunga la vita (Um pouco de pança prolonga a vida). A manchete ocupava os jornais na banca de revistas em Veneza. Não seria preciso dizer que as pilhas de jornais rapidamente sumiram das bancas, adquiridos por gordinhos e gordinhas animados com a notícia que era baseada numa pesquisa divulgada pela respeitadíssima Associação Médica dos Estados Unidos e, às vésperas do verão, tinha a força de uma bomba amável. A animadora notícia era baseada numa estatística matemática que constatou a novidade. Num levantamento de alguns anos, comparando centenas de pessoas, os pesquisadores concluíram que aqueles que tinham alguns quilinhos a mais, viviam mais.

"Mas, atenção!" — alertava o texto. Quilinhos a mais não significam obesidade. Os riscos da obesidade continuarão os mesmos. O consolo é que os magros também correm alguns riscos.

Aquela história do tempo da vovó, de ter "reservas", segundo os estudiosos não é brincadeira. Os médicos americanos concluíram que as pessoas com 5 a 10 quilos a mais, em relação ao peso considerado ideal, têm reservas no caso de doenças e tendem a viver mais.

Na pesquisa, uma pessoa de 1,76m é considerada com peso normal entre 55 e 74 quilos. Mas, se estiver pesando até 89 quilos, estará numa boa, sem problemas, e esse excesso até vai fazer bem. Um pouco de gordura, dizem os pesquisadores, ajuda a ter massa muscular e ossos saudáveis.

Pãozinho de Batata Doce
Pãozinho de Batata Doce Foto: ALESSANDRA BRAGAMONTE/ESPECIAL

Entretanto se ultrapassar os 89 quilos, para esse exemplo de alguém com 1,76m, aí sim, surgem os perigos da obesidade. Um pouco de barriga não faz mal a ninguém, dizem os médicos responsáveis por essa pesquisa. Com tal notícia, aquela sua dieta para emagrecer pode se corromper e... acabar em pizza! E para ajudar na dieta dos leitores, segue a receita de Pãozinho de Batata Doce.

Ingredientes

1 xícara de batata doce esmagada com um pouquinho de leite / 1/2 xícara de açúcar / 2 ovos / 1 pacote de fermento biológico seco / 4 xícaras de farinha de trigo / 2 colheres (sopa) de manteiga / 1 xícara de leite morno


Modo de preparo

1a etapa / Misture o açúcar, os ovos, a manteiga, e a batata doce esmagada.

2ª etapa / Dissolva o fermento biológico seco em uma xícara de leite morno e uma colher (sopa) de açúcar. Acrescente a farinha e o fermento na mistura.

3ª etapa / Misture a massa com a mão. Passe para uma superfície plana e sove a massa.

4ª etapa / Coloque pra crescer até dobrar de volume ou conte uma hora. Fica bem macia.

5ª etapa / Boleie os pãezinhos e coloque em uma forma untada e enfarinhada até dobrar de volume novamente.

6ª etapa / Dobrou de volume, pincele com uma gema. Leve ao forno 180 graus por 30 minutos ou até que espete um palito e saia sequinho. Não abra o forno no tempo de assar o pãozinho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.