Publicidade
Cotidiano Gastronomia

Dica do Anonymus Gourmet de cardápio completo para celebrações

Aprenda a fazer um churrasco de forno e uma sobremesa na taça para o final de semana

Por Anonymus Gourmet
Publicado em: 04.09.2021 às 03:00 Última atualização: 04.09.2021 às 10:52

O Anonymus Gourmet faz hoje uma homenagem especial àqueles que curtem a boa mesa em almoços que invadem as tardes e jantares com pratos muito especiais.

Churrasco no prato Foto: Alessandra Bragamonte/Especial

A grande atração, "para abrir os trabalhos", é o Churrasco no Prato, que vai, ao mesmo tempo, libertar aqueles moradores de apartamento e encantar os veteranos churrasqueiros que irão variar os seus domingos com um almoço que mistura a tradição farroupilha com a simplicidade e o encantamento de um almoço caseiro. A Sobremesa na Taça encerra esse agradável pequeno banquete de fim de semana, que faz homenagem à gula.

Na Europa Medieval, a gula era tratada como um vício suspeito: os amantes da boa mesa sofriam o desprezo e as humilhações reservadas aos obscenos, praticantes de uma modalidade de perversão que tinha a reprovação geral, a começar pela Igreja. A França, entretanto, era uma exceção.

Mesmo nos períodos mais obscuros da Idade Média, os franceses nunca deixaram de celebrar os prazeres de sua cozinha copiosa feita de sabores, odores e cores exuberantes. Essa atitude cordial contrastava com a intransigência dos feitores da Inquisição que, em outros lugares, fustigavam os excessos culpados de glutonaria.

Com tanta tolerância, é compreensível que a gastronomia tenha prosperado como uma arte abençoada na França. Não por acaso o primeiro "restaurant", com essa denominação, surgiu exatamente em Paris, ainda durante a Idade Média. Logo depois, em Paris e por toda a parte, surgiriam outros estabelecimentos na forma que conhecemos hoje: a gula, redimida, ganhava templos para abrigar seus devotos.

 

Churrasco no prato

Ingredientes
1kg de carne com osso (usamos chuleta) / 2 batatas inglesas / 2 cebolas / molho shoyo / azeite / sal grosso / sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
1ª etapa / Corte as batatas e as cebolas em rodelas. Em um refratário próprio para ir ao forno untado com azeite, faça uma base com as batatas, tempere com sal e pimenta e em seguida coloque a camada de cebolas em rodelas. Regue com azeite.
2ª etapa / A carne escolhida deve ser cortada em pedaços de aproximadamente um dedo e meio de espessura. Assim, ao assar, ela não perderá seu suco. Tempere os pedaços de carne com molho shoyo e, depois, com o sal grosso. Não precisa cobrir todo o pedaço com sal.
3ª etapa / Coloque os pedaços de carne sobre a base feita com as batatas e as cebolas.
4ª etapa / Em seguida, cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 50 minutos. Quando faltar 10 minutos para o tempo, retire o papel alumínio e deixe dourar a carne. Está pronto para o sacrifício.

 

SOBREMESA NA TAÇA

Sobremesa na taça Foto: fotos Alessandra Bragamonte/Especial

Ingredientes

1 lata de leite condensado / 1 colher de sopa de farinha de trigo / 350ml de leite / 3 gemas / 1 pacote de gelatina de morango / 5 colheres de sopa de açúcar / 3 claras

Modo de preparo

1ª etapa / Numa panela, misture o leite condensado, a farinha de trigo
(ou amido de milho) dissolvido no leite e as gemas.

2ª etapa / Leve ao fogo mexendo até engrossar.

3ª etapa / Despeje em uma taça de sobremesa e reserve. Prepare a
gelatina conforme as instruções da embalagem e acrescente o açúcar.
Deixe esfriar.

4ª etapa / Bata as claras em neve e acrescente delicadamente as
claras na gelatina já fria.

5ª etapa / Despeje a mistura da gelatina com as claras sobre o creme
que já está na taça. Leve à geladeira até que fique firme.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.