Publicidade
Cotidiano Anonymus Gourmet

Anonymus Gourmet ensina a fazer caramelo nevado para o Dia dos Pais

Veja receita de doce para o Dia dos Pais

Por Anonymus Gourmet
Publicado em: 07.08.2021 às 03:00

O Dia dos Pais é uma das datas festivas e das mais importantes da História. Você acha exagero? Pois fique sabendo que há relatos que apontam para festejos na Antiguidade. Reza a lenda que, na Babilônia, cerca de 4 mil anos atrás, um jovem chamado Elmesu esculpiu em argila uma mensagem para seu pai, desejando-lhe votos de saúde e felicidade. Desde então o gesto de homenagear a figura paterna ganhou prestígio.

Caramelo nevado para o Dia dos Pais Foto: Alessandra Bragamonte/Especial

Atualmente, o Dia dos Pais é festejado no mundo inteiro. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto, sendo, portanto, uma data variável. Inicialmente, era comemorado em 16 de agosto, dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus. A data móvel foi idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, tanto para reconhecimento da figura paterna quanto para fins comerciais.

Entretanto, em diversos países, como Inglaterra, Peru, França e Argentina, entre outras, a data é festejada no terceiro domingo de junho. Outros locais têm datas próprias para a comemoração. Um exemplo é o 19 de março, em Portugal, Angola e Itália.

Diante desse prestígio internacional do Dia dos Pais, escolhemos uma delícia de prestígio mundial para comemorar a data: Caramelo Nevado.

Ingredientes:

2 e 1/2 xícaras 10 colheres de sopa de açúcar / 1 litro 1/2 xícara de leite / 5 ovos / 2 colheres de sopa de farinha de trigo / 1/2 caixa de creme de leite / 200g de chocolate / 200g de morango

Modo de preparo:

1ª etapa / Inicie caramelizando o açúcar. Enquanto o açúcar carameliza, coloque o leite para esquentar. Quando o caramelo estiver dourado, retire do fogo e acrescente, aos poucos, o leite. Volte a panela ao fogo até ferver, acrescente uma mistura de leite, gemas e farinha, previamente diluídos.

2ª etapa / Mexa em fogo médio até engrossar. Retire do fogo, acrescente o creme de leite e reserve.

3ª etapa / Para fazer as claras em neve basta aquecer as claras com o açúcar (2 colheres de açúcar para cada clara) no micro-ondas, por aproximadamente 1,5 minutos (deixe de 30 em 30 segundos e vá observando amornar). Leve as claras para baterem na batedeira até que fique firme.

4ª etapa / Para a montagem, unte um refratário, coloque o creme de caramelo, após o chocolate ralado e cubra com colheradas do merengue. Leve ao forno 180º C por 30 minutos ou até que o merengue doure.

5ª etapa / Fora do forno enfeite com os morangos e está pronto para a hora do sacrifício.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.