Publicidade
Cotidiano Anonymus

Anonymus: Bolo de Amendoim com Cobertura de Paçoca

Veja dica de receita para as festas juninas

Por Anonymus Gourmet
Publicado em: 20.06.2021 às 03:00

Bolo de Amendoim com Cobertura de Paçoca Foto: Alessandra Bragamonte/Especial
No Brasil as festas juninas comemoram em junho os três santos mais populares do nosso País: Santo Antônio, São Pedro e São João. Curiosamente, a origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois começavam no período da colheita de cereais.

Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João. Desde que as festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, as comemorações ganharam influências das culturas africanas e indígenas, o que serviu para aproximar uma verdadeira diversidade de comemorações. Essa diversidade, em vez de afastar, serviu para aproximar brasileiros de variadas regiões: apesar das diferenças, há muitas características comuns às variadas regiões e cidades brasileiras. Prova disso, muitas tradições que acompanham as comemorações são comuns a várias regiões representando os principais símbolos das festas juninas que incluem as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas.

O milho é um alimento muito importante nessas comemorações e, por isso, diversas comidas típicas de festa junina levam milho. "Não existe festa junina sem pipoca, paçoca e pé-de-moleque!", costumam dizer os defensores da tradição. Por certo são os pratos mais famosos, mas também brilham na festa junina pipoca, paçoca, pé-de-moleque, canjica, cachorro quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz doce, pinhão, cuscuz e tapioca. A dica do Anonymus para a Festa de São João que vem por aí é um bolo de amendoim.

Ingredientes

240ml de leite / 1 xícara de açúcar / 4 ovos / 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente / 1 1/2 xícara de amendoim torrado e 3/4 de xícara triturado para a cobertura / 3 xícaras de farinha de trigo / 1 colher de sopa de fermento em pó / 1 caixa de leite condensado / 1 caixa de creme de leite / 3 unidades de paçoca rolha


Modo de preparo

1ª etapa / Bata no liquidificador o leite, o açúcar, os ovos, a manteiga e o amendoim.

2ª etapa / Disponha a mistura em uma tigela e junte a farinha e o fermento. Misture bem.

3ª etapa / Coloque a mistura em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido 180º C por 40 minutos.

4ª etapa / Em uma panela, misture o leite condensado e o amendoim, leve ao fogo médio até a mistura começar a solte do fundo da panela.

5ª etapa / Retire do fogo, adicione o creme de leite, mexa bem e reserve.

6ª etapa / Retire o bolo do forno, cubra com a cobertura e decore com as paçocas esmigalhadas.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.