Publicidade
Cotidiano Gastronomia

Veja duas receitas para o jantar do Dia dos Namorados

Dicas para aproveitar a dois

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 12.06.2021 às 03:00 Última atualização: 12.06.2021 às 10:54

Risoto de Salmão Defumado e Crispy de Alho-Poró Foto: Divulgação Senac
A cozinha e a experimentação sempre estão de portas abertas àqueles que ainda não se sentem seguros para ir a um restaurante para comer bem. E, neste sábado em que se celebra o Dia dos Namorados, uma alternativa é preparar o jantar romântico em casa mesmo, podendo contar, inclusive, com a ajuda do seu par.

Para auxiliar nesta tarefa de organizar um encontro gastronômico a dois, convidamos o chef Gabriel Maschio, do Senac de Tramandaí, a sugerir uma receita de prato principal e outra de sobremesa, que sejam bem indicados para comemorar a data. As dicas dele são um Risoto de Salmão Defumado e Crispy de Alho-Poró e uma Taça Red Velvet. E, além das receitas, ele aponta quais são as melhores bebidas para harmonizar: "Minha sugestão é um Pinot Grigio ou Viogner para o prato principal.

Já em relação à sobremesa, a recomendação é uma espumante moscatel ou moscatel rosé". Ainda, sobre o prato salgado, talvez não seja fácil encontrar o ingrediente principal - ou talvez não seja do gosto de um dos dois parceiros de mesa. Para esses, o chef responde: "O salmão defumado pode ser substituído por bacalhau dessalgado e cozido, camarão ou outros frutos do mar. Dá para ser usado também um embutido ou carne defumada".

Risoto de Salmão Defumado e Crispy de Alho-Poró

Por chef Gabriel Maschio, do Senac Tramandaí

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

Para o risoto: 250g de arroz arbóreo / 150g de cebola bem picada / 2 unidades de alho bem picado / 100ml de vinho branco seco / 100g de manteiga sem sal / 150g de salmão defumado / 200g de queijo gruyere ou parmesão ralado / sal e pimenta preta moída a gosto / 1 unidade de alho-poró para o crispy / farinha de trigo para empanar o crispy a gosto / óleo para fritar o crispy a gosto

Para o caldo de legumes: 3l de água em temperatura ambiente / 2 cebolas médias / 2 cenouras / 1 alho-poró / 2 talos de salsão sem as folhas / 2 dentes de alho

Modo de preparo

1ª etapa / Para o caldo de legumes, em uma panela, junte todos os ingredientes, leve ao fogo e, quando ferver, cozinhe em fogo mínimo por 1h30min. Coe e reserve em uma panela, ainda quente.

2ª etapa / Para o crispy, higienize, corte e dispense as folhas e a raiz do alho-poró, deixando apenas o talo. Corte o talo por comprido e corte em tiras finas. Empane em farinha de trigo e retire o excesso em uma peneira. Reserve.

3ª etapa / Para o risoto, em uma panela já quente junte metade da manteiga e um fio de azeite de oliva (para não queimar a manteiga) e refogue a cebola e alho, sem deixar corar. Junte o arroz e refogue por 1 minuto. Coloque o vinho branco e deixe evaporar todo o líquido, mexendo sempre.

4ª etapa / Adicione o caldo de legumes quente, concha por concha aos poucos até cozinhar o risoto. Levará de 15 a 18 minutos. Durante o cozimento, não se deve parar de mexer.

5ª etapa / O ponto correto de cozimento do arroz é ele ficar al dente. Finalize com a manteiga restante, o queijo ralado, sal e pimenta.

6ª etapa / Frite o crispy em óleo quente (170° C) e adicione o salmão defumado em lascas ao risoto. Sirva.

Taça Red Velvet

Por chef Gabriel Maschio, Senac Tramandaí

Rendimento: 6 taças médias

Ingredientes

Para a massa red velvet: 185g de farinha de trigo / 1 pitada de sal / 5g de fermento químico em pó / 15g de cacau em pó (100%) / 5g de vinagre de álcool / 100g de manteiga sem sal / 200g de açúcar refinado / 5g de essência de baunilha / 125g de Leite integral / 2 ovos / corante vermelho natal

Para o creme de cream cheese: 200g de cream cheese / 100g de creme de leite UHT / 150g de chocolate branco / 10g de água / 5g de gelatina em pó sem sabor

Modo de preparo

Massa red velvet:

1ª etapa / Unte e forre uma assadeira com papel-manteiga. Reserve.

2ª etapa / Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme claro e fofo.

3ª etapa / Diminua a velocidade da batedeira e acrescente os ovos, um a um, batendo até incorporar bem.

4ª etapa / Retire da batedeira e incorpore a farinha de trigo, o cacau em pó e o fermento (peneirados) juntamente com o leite, aos poucos. Adicione o vinagre no final e incorpore.

5ª etapa / Adicione o corante e veja o ponto da coloração desejada.

6ª etapa / Asse em forno preaquecido a 180° C por 35 minutos, aproximadamente.

Creme de cream cheese:

1ª etapa / Derreta o chocolate branco no micro-ondas (potência 50% - de 30 em 30 segundos, mexendo a cada intervalo até derreter tudo).

2ª etapa / Na batedeira, bata o cream cheese e o creme de leite. Adicione o chocolate derretido e bata mais.

3ª etapa / Hidrate a gelatina na água e leve por 15 segundos ao micro-ondas até derreter bem.

Montagem

- Esmigalhe o bolo, disponha o recheio frio em uma manga de confeitar com bico liso e alterne camadas de massa com o creme.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.