Publicidade
Cotidiano Prato Principal

Risoto de Salmão Defumado e Crispy de Alho-Poró

Publicado em: 12.06.2021 às 03:00 Última atualização: 12.06.2021 às 10:54

Por chef Gabriel Maschio, do Senac Tramandaí

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

Para o risoto: 250g de arroz arbóreo / 150g de cebola bem picada / 2 unidades de alho bem picado / 100ml de vinho branco seco / 100g de manteiga sem sal / 150g de salmão defumado / 200g de queijo gruyere ou parmesão ralado / sal e pimenta preta moída a gosto / 1 unidade de alho-poró para o crispy / farinha de trigo para empanar o crispy a gosto / óleo para fritar o crispy a gosto

Para o caldo de legumes: 3l de água em temperatura ambiente / 2 cebolas médias / 2 cenouras / 1 alho-poró / 2 talos de salsão sem as folhas / 2 dentes de alho

Modo de preparo

1ª etapa / Para o caldo de legumes, em uma panela, junte todos os ingredientes, leve ao fogo e, quando ferver, cozinhe em fogo mínimo por 1h30min. Coe e reserve em uma panela, ainda quente.

2ª etapa / Para o crispy, higienize, corte e dispense as folhas e a raiz do alho-poró, deixando apenas o talo. Corte o talo por comprido e corte em tiras finas. Empane em farinha de trigo e retire o excesso em uma peneira. Reserve.

3ª etapa / Para o risoto, em uma panela já quente junte metade da manteiga e um fio de azeite de oliva (para não queimar a manteiga) e refogue a cebola e alho, sem deixar corar. Junte o arroz e refogue por 1 minuto. Coloque o vinho branco e deixe evaporar todo o líquido, mexendo sempre.

4ª etapa / Adicione o caldo de legumes quente, concha por concha aos poucos até cozinhar o risoto. Levará de 15 a 18 minutos. Durante o cozimento, não se deve parar de mexer.

5ª etapa / O ponto correto de cozimento do arroz é ele ficar al dente. Finalize com a manteiga restante, o queijo ralado, sal e pimenta.

6ª etapa / Frite o crispy em óleo quente (170° C) e adicione o salmão defumado em lascas ao risoto. Sirva.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.