VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

Tecnologia

Leilão no RS vai ter Playstation 4 a 400 reais

Valor é referente ao lance inicial de leilão de bens apreendidos organizado pela Receita Federal em Passo Fundo.

Divulgação
Console Playstation 4 da Sony, que em junho de 2015 teve anunciada versão com 1 terabyte de disco rígido
Playstation 4, da Sony, a partir de 420 reais. Celulares de marca a 800 reais e computadores e veículos bem abaixo do preço de mercado. E tudo isso de fonte confiável: está sendo vendido pela Receita Federal. É o sonho de muito usuário.

Mas calma. Estes são os preços mínimos de um leilão de bens apreendidos que está sendo organizado pela Receita Federal em Passo Fundo, aqui no Rio Grande do Sul. São, na maioria, bens que foram apreendidos em bagagem nos aeroportos e rodoviárias,  abandonados ou confiscados em operações. Não se trata de mercadoria falsificada em caso algum.

Como todo leilão oficial, os preços são fixados em um mínimo, suficiente apenas para dar conta do serviço público de estocagem e processamento. Obviamente, os lances vão acabar deixando tudo em preços bem parecidos com o do mercado. Ainda assim, quem quiser dar uma tenteada pode consultar o edital e a lista, com fotos, no site da Receita. Os lances estão abertos até 22 de junho.

Cuidado com o CryBrazil, vírus que ataca PCs no País

Praga é uma modificação de vírus preexistentes, incluindo o WannaCry. Mantenha antivírus atualizado e não clique em anexos.

Reprodução
Cuidado com armadilha que circula por e-mail e ataca computadores brasileiros
Como se o Brasil não tivesse problemas suficientes, agora apareceu um vírus de computador que, aparentemente, ataca principalmente PCs do País. O CryBrazil, cujos ataques se intensificaram na última semana, é um ransomware, ou seja, um vírus que "sequestra" a máquina do usuário em busca de resgate. Caso o PC seja infectado, ele trava e exibe uma mensagem para que seja contatado um e-mail a fim de destravar os dados.

A imprensa especializada, que noticiou o surto esta semana, já identificou que o CryBrazil é uma modificação de vírus anteriores, incluindo o famoso WannaCry, que produziu grandes estragos em 2017. O CryBrazil é baseado em um "pacote" de desenvolvimento de vírus previamente conhecido, e aparenta ter sido montado para atacar especialmente usuários do país.

O CryBrazil chega na forma de um PDF, em um e-mail ou site fake que procura induzir o usuário a clicar para abrir o arquivo. Ele é um arquivo executável disfarçado, que em seguida paralisa o computador.

Como o CryBrazil foi elaborado a partir de uma plataforma viral preexistente, ele já é reconhecido por muitos antivírus. Daí a importância de manter o antivírus atualizado.

Precauções:

  • Mantenha o antivírus atualizado
  • Cuidado com sites suspeitos que sugerem para descarregar arquivos
  • Delete mensagens de remetentes desconhecidos ou dos quais você desconfie
  • Não abra anexos, especialmente PDFs, em e-mails de quem você não conhece. Mesmo se conhecer o remetente, só abra se conseguir confirmar que o usuário enviou de propósito




WhatsApp, Instagram e Facebook tiveram instabilidade

Causa do problema nesta terça (12) teve o pico entre meio-dia e 14 horas.

Reprodução
WhatsApp, Facebook e Instagram tiveram lentidão e quedas nesta terça (12)
Se você teve problemas para usar o WhatsApp, Facebook ou Instagram nesta terça-feira (12), Dia dos Namorados, você não foi o único. As três redes sociais enfrentaram instabilidades, com picos de queda entre o meio-dia e as 14 horas. O site DownDetector, que acompanha instabilidades de redes e sites em tempo real, registrou picos semelhantes de problemas nestes três sites, todos eles controlados pelo Facebook.

Ainda não há informação sobre a causa do problema, que começou por volta das 10 horas e ainda seguia até o final da tarde. Às 17 horas, por exemplo, o DownDetector ainda apontava mais quedas no WhatsApp do que seria normal em dias de semana. O tráfego estaba começando a se estabilizar neste horário tanto para o Face quanto o Whats e o Instagram.

Alerta de segurança: reinicialize seu roteador

Recomendação foi feita pelo FBI e pelo Ministério Público Federal de Brasília.

Arte Reprodução
Hackers russos são suspeitos de criar e propagar o VPN Filter, que infecta roteadores
Um vírus que está se propagando desde o mês passado levou autoridades norte-americanas e brasileiras a emitir um alerta para usuários corporativos e também domésticos. A ameaça em questão é o vírus global VPN Filter, que tem capacidade de infectar roteadores, que são os dispositivos que centralizam redes de dados. Até usuários de redes domésticas podem ser infectados porque alguns modems funcionam como roteadores wi-fi.

O FBI norte-americano emitiu um alerta em maio, nos últimos dias replicado pelo Ministério Público Federal de Brasília, aconselhando usuários a reinicializar seus roteadores. Se o dispositivo estiver infectado, isso pode evitar que continue conectado à fonte do vírus.

A chance de infecção não é grande, já que globalmente a estimativa é de 500 mil roteadores infectados. Entretanto, a precaução é útil para evitar a propagação neste momento. Basta você tirar seu modem ou roteador da tomada e ligar de novo. Lembre-se: não mexa no dispositivo nem aperte botões de reset, a não ser que esteja acostumado a fazer isso. Como o risco de contaminação não é alto, se não tiver certeza do que está fazendo o melhor é não arriscar qualquer problema com sua configuração de acesso à Internet.

 

Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS