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Motores

C 200 EQ Boost, o híbrido leve da Mercedes

Motor elétrico proporciona força extra ao propulsor a gasolina desta versão do Classe C, que chega ao Brasil por R$ 228,9 mil .

São Paulo - Um novo motor – que conta com a força extra de um propulsor elétrico – e mudanças visuais para um best-seller de vendas. O Classe C recebe aprimoramentos, como novos faróis em LED e assistente ativo de frenagem para toda a linha. “Em caso de emergência, em um limite extremo, o sistema freia automaticamente o carro”, explica o gerente sênior de Vendas da marca, Dirlei Dias. Alguns sistemas existentes atualmente atuam com maior antecipação, mas deixam a viagem mais desconfortável devido às constantes frenagens de intervenção. A linha 2018/2019 chega às lojas em novembro por preços entre R$ 187,9 mil e R$ 259,9 mil.


Para testar o C 200 EQ Boost – único modelo da marca no mundo com esta tecnologia híbrida leve – a montadora organizou um evento à imprensa especializada que culminou em um test-drive de 280 km até o interior de São Paulo. Os números combinados totalizam 197 cv de potência e 44,9 kgfm de torque. A marca que inventou o automóvel novamente acertou a ‘‘mão’’. As acelerações são fortes: bastam 7,9 s para ir da imobilidade aos 100 km/h. A máxima é limitada eletronicamente a 239 km/h. Como o motor elétrico proporciona força extra e instantânea, não há ‘‘turbo lag’’, a lentidão causada durante os instantes em que os gases do escapamento demoram para acionar o duplo turbo. Impressionam os altos níveis de silêncio a bordo, a estabilidade exemplar e a direção bastante direta, que garante ótima esportividade. O câmbio 9G-Tronic tem escalonamento perfeito.

A quinta geração do Classe C já vendeu 1,9 milhão de unidades no mundo. No Brasil, chegou em outubro de 2014 e corresponde a 30% do volume de vendas da marca. Neste ano, até setembro a marca já vendeu 8.890 carros, 30% a mais que a segunda colocada, também uma marca alemã.


Viagem a convite da Mercedes-Benz


Facelift

Um leve facelift atualiza o visual da quinta geração. Os para-choques dianteiros foram redesenhados para todas as versões do modelo, que ganharam faróis Full LED.


Assistência à condução

O novo Classe C conta com avançados sistemas de assistência à condução:

Frenagem adaptativa (ABR): integra a Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Controles Eletrônicos de Estabilidade (ESP) e de Tração na Aceleração (ASR), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (Priming), Secagem automática na chuva e função Hold.

Cross Wind Assist: atua em caso de ventos transversais na estrada que empurram o veículo para os lados. Proporciona estabilidade através de leves frenagens nas rodas do lado da ação do vento, sem perder velocidade.

ESP Curve Dynamic Assist: entra em ação durante a aceleração em curvas. Utiliza os sensores e as funções do ESP para garantir mais estabilidade e segurança de dirigibilidade. Quando esses sensores registram a tendência do veículo em “sair de frente”, minimiza o efeito com uma intervenção através de frenagens seletivas nas rodas internas, com relação ao sentido da curva. Ao mesmo tempo, a tração é aumentada ligeiramente para compensar esse momento de frenagem e o torque excedente é direcionado às rodas no lado de fora (torque de frenagem), com relação ao sentido da curva. A intervenção conduz a um movimento imperceptível sobre o eixo vertical do veículo, que o mantém estabilizado na trajetória da curva, evitando a saída de frente, garantindo mais estabilidade nas curvas.

Assistente de frenagem ativo: com o auxílio de um radar, pode detectar um acidente iminente com outro veículo, enviando avisos visuais e sonoros. Se o motorista não reagir, o sistema pode ajudar com força de frenagem, podendo até evitar uma colisão. Dependendo da situação, pode reduzir as consequências de colisões traseiras com carros lentos à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando, ou até mesmo evitá-las totalmente.


1.5 a gasolina recebe impulso extra do elétrico

A versão C 200 EQ Boost conta com o 1.5 turbo dotado de injeção direta movido a gasolina. São 184 cv e 28,57 kgfm gerados pelo propulsor a combustão, mais 14 cv extras e 16,32 kgfm de um motor elétrico. A potência combinada é de 197 cv e 44,9 kgfm. Apesar de ser classificado como um híbrido pela legislação, a montadora não usa este fato como estratégia de marketing. “Para a Daimler, o conceito de híbrido é mais amplo, pois neste caso o veículo terá que ser movimentado com o motor a combustão e/ou o elétrico”, explica Dirlei. No caso do 1.5, o elétrico é responsável apenas por dar um “empurrãozinho” no conjunto. E põe empurrãozinho nisso: o resultado é um torque de motor V6, o que gera acelerações e retomadas muito vigorosas. E o que é melhor: com fornecimento instantâneo de força, uma característica de motores elétricos.


Nas desacelerações, motor elétrico atua como gerador

O modelo é equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de arranque/alternador unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven Starter-generator). Nas reduções de velocidade, o elétrico funciona como um alternador recuperando energia cinética e carregando a bateria.


Uma solução muito antiga e eficiente está presente no C 200 EQ Boost: o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente desligado (somente na opção ECO) e a frenagem regenerativa com parada inteligente do motor sempre que o veículo diminuir a velocidade sem que o condutor acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o propulsor desligado, criando situações inusitadas: o carro pode estar a 120 km/h com rotação 0, tendo como auxílio somente o elétrico. A vantagem é a maximização da economia, garantindo simultaneamente uma confortável resposta do veículo. O start/stop opera de forma particularmente confortável, graças ao motor de arranque/alternador acionado por correia. O motor é religado quase em silêncio, com pouca vibração e de forma muito rápida. O turbocompressor, acionado pelos gases do escapamento, usa um sistema de dupla entrada (twin-scroll).


Toques artesanais

O classe C ganhou doses extras de requinte. Na Exclusive, apresenta madeira marrom escura fosca com poros abertos e, no C 300 Sport, madeira preta. Madeira mesmo, não imitação, o que aumenta o toque artesanal da construção.

Nas versões C 200 EQ Boost e superiores, agrega um novo conceito de cockpit que inclui um conjunto de instrumentos totalmente digital, permitindo optar entre três estilos visualmente distintos: Clássico, Esportivo e Progressivo. O cockpit é totalmente digital, tem 12,3’’ na diagonal e oferece alta resolução. O sistema de interface com o usuário pode ser operado também por meio do touchpad localizado no console central ou via comando vocal, utilizando a tecnologia Linguatronic. Outras funções do veículo também podem ser controladas por voz.


VERSÕES E PREÇOS

C 180 Avantgarde: R$ 187,9 mil
A configuração de entrada conta com novos para-choques dianteiro e rodas em liga-leve aro 17’’ de 10 raios, faróis full LED com novo design interno, novo design das lanternas traseiras, console central com acabamento black piano, novo volante com comandos sensíveis ao toque, nova tecla Keyless-start, novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (Waze) e assistente de frenagem ativo. Essa versão, assim como a Exclusive, é equipada com motor 1.6 turbo de 156 cv e 25,51 kgfm, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 s e atingir 225 km/h. Câmbio é o automático 9G-Tronic.

C 180 Exclusive: R$ 188,9 mil
Acrescenta acabamento ártico para o painel superior e portas, acabamento em madeira marrom escura fosca com poros abertos para o console central.

C 200 EQ Boost: R$ 228,9 mil
Conta com novas rodas em liga-leve aro 17’’ com cinco raios duplos, motor 1.5 turbo com EQ Boost: de 197 cv, recuperação de energia nas frenagens e desaceleração, função coasting (roda livre) com motor totalmente desligado, cockpit digital configurável com 12,3’’ e tela central com 10,2’’.

C 300 Sport: R$ 259,9 mil
É equipada com novo motor 2.0 turbo de 258 cv (o anterior gerava 245 cv), grade frontal diamante cromada, novas rodas AMG aro 18’’ de cinco raios com fundo preto, console central com acabamento black piano, novo volante esportivo com controles sensíveis ao toque, kit visual AMG e console central em madeira preta com poros abertos.

Eclipse Cross, o ressurgimento

Modelo da Mitsubishi é relançado como um crossover e desembarca no Brasil por preço inicial de R$ 149,99 mil .

O Mitsubishi Eclipse marcou época como um dos esportivos mais desejados da década de 1990. Agora, ressurge no mundo como um crossover com estilo de cupê para preencher a lacuna entre o ASX e o Outlander. Importado do Japão, chega ao Brasil na versão HPE-S e custa R$ 149,99 mil com tração 4x2 e R$ 155,99 mil na configuração 4x4 S-AWC. A pré-venda já está aberta, mas os primeiros carros serão entregues só no início de novembro. A meta é comercializar 300 unidades por mês.


O lançamento nacional do Eclipse Cross à imprensa especializada ocorreu entre os últimos dias 25 e 28 em Porto Alegre, com direito a test-drive de 300 km até Caxias do Sul, passando por várias cidades da região, como Novo Hamburgo, Ivoti, Picada Café e São Sebastião do Caí. Foram utilizadas oito unidades trazidas especialmente dos Estados Unidos para o evento, que de diferente têm apenas o sistema multimídia menor e um touchpad no console.


A tração S-AWC consiste em um sistema integrado ao controle de tração que aumenta os limites de uso. Trata-se de um “supercérebro” conectado à sensibilidade do motorista, contando com três opções: Auto, Snow (neve) ou Gravel (cascalho). “É uma transmissão inteligente, que se adapta ao modo de direção do condutor a cada momento, ao humor de cada dia, que pode ser mais confortável ou esportivo”, explica o engenheiro Fábio Maggion. No asfalto, as acelerações e retomadas são esportivas, apesar dos 1.605 kg do modelo. Nas estradas de chão, a altura de 20,2 cm em relação ao solo faz toda a diferença.

Pacote tecnológico

Internamente, o cockpit tem linhas horizontalizadas e modernas, contando com Head up display para evitar que o motorista tire os olhos da estrada ao conferir a velocidade, por exemplo. Ao centro, está o sistema multimídia com tela capacitiva de 7”, que permite conectividade total.


Pacote de equipamentos é amplo, incluindo teto solar duplo, bancos com aquecimento, sistema de prevenção de aceleração involuntária, indicação de veículos ou pessoas no ponto cego, avisos de tráfego traseiro e de saída de faixa de rolamento. O item mais tecnológico de todos é o sistema de frenagem autônomo (FCM), que ajuda a prevenir colisões frontais ao identificar veículos ou pedestres por meio de câmeras e radar. Em termos de segurança, o conceito Rise de deformação controlada e nove air bags garantiram nota máxima no Euro NCap, ANCap e Latin NCap.


Visual marcante


O estilo Dynamic Coupé é único e marcante. Na dianteira, farol é em LED (tanto luz baixa quanto alta), tecnologia presente também na traseira, caracterizada por janela bipartida. As rodas aro 18” são calçadas com pneus ‘‘verdes’’ 225/55. Volume do porta-malas é de 473 l mas, com os bancos rebatidos, aumenta para 1.197 l.

Motor 1.5 gera 165 cv


O pequeno Mivec 1.5 turbo desenvolve 165 cv e 25,5 kgfm de torque (disponíveis já a 1.800 rpm). Movido a gasolina, conta com duplo sistema de injeção: direta, para desempenho em alta, e indireta (a veterana Multipoint) para situações de baixa rotação. A transmissão Invecs III CVT simula 8 marchas e tem sistema sequencial SportMode acionado por borboletas na coluna de direção.

Novo Jetta chega por R$ 109,99 mil

Sedã médio da Volkswagen fica maior e mais tecnológico na sétima geração .

Tudo novo na sétima geração do Jetta. O sedã médio da Volkswagen não apenas conta com novo design, mas também maior nível tecnológico. Importado do México, chega em outubro em duas versões: Comfortline 250 TSI (R$ 109,99 mil) e R-Line 250 TSI (R$ 119,99 mil). Teto solar é opcional inclusive para a R-Line (R$ 4,99 mil).

Construído sobre a Estratégia Modular MQB, cresceu em todas as dimensões. Pena que a suspensão traseira é do tipo eixo de torção interdependente com molas helicoidais – o projeto bem que merecia multilink, já utilizada na sexta geração. Internamente, a reformulação é completa, indo desde o painel até o Discover Media com tela de 8”, que é de série e utiliza sensor de toque capacitivo, idêntico ao de smartphones e tablets. Com o aplicativo Media Control para smartphones e tablets (plataformas Android e IOS), passageiros do banco de trás podem controlar funções do infotainment.


Iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades garante requinte. Além do visual exclusivo, pacote R-Line 250 TSI tem como itens de série o Active Info Display (painel digital programável), controlador automático de velocidade (ACC), Front Assist com função City Emergency Brake, Detector de Fadiga, Frenagem Pós-Colisão e regulagem automática do farol alto (FLA).

Motor 1.4 de 150 cv

O powertrain é o mesmo para ambas as configurações: o 1.4 TSI Total Flex (150 cv e 250 Nm de torque, o equivalente a 25,5 kgfm) com Start/Stop, atuando em conjunto com o câmbio automático de seis marchas dotado de conversor de torque e função Tiptronic. Aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,9 s e máxima é de 210 km/h. É possível escolher entre quatro perfis de condução: Eco, Normal, Sport e Individual.


Reformulação visual


Na dianteira, diferencia-se pelos faróis em LED, grade trapezoidal e novos para-choques. Coeficiente de arrasto (Cx) baixou para 0,29. Na traseira, queda acentuada da coluna “C” torna silhueta semelhante à de um cupê. Lanternas lembram as do Virtus e também são em LED. Versão R-Line traz grade em preto brilhante, rodas aro 17”, retrovisores e teto pintados em preto.

Reparasul ocorre até sábado em Novo Hamburgo

Feira de Autopeças e Equipamentos para Reparação Automotiva conta com palestras e treinamentos.

Reparasul

Uma oportunidade única para buscar novas soluções, tecnologias e fornecedores. A primeira edição da Reparasul - Feira de Autopeças e Equipamentos para Reparação Automotiva ocorre até sábado (15) nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Paralelamente, ocorre a Femopart’s - Feira de Peças, Acessórios e Produtos para Reparação de Motocicletas.

Participam expositores de autopeças e sistemas, incluindo funilaria, eletrônicos, pneumáticos, de resfriamento, iluminação, segurança, elétricos, direção, suspensão e transmissão. Também é possível encontrar acessórios, pneus, rodas, serviços de tuning e customização, baterias, componentes de performance, de som e conectividade. Os expositores de reparação e manutenção apresentam ferramentas, maquinários, elevadores, teste e medição, equipamentos para diagnóstico, funilaria e pintura. Além disso, em todos os dias ocorre a Etapa Sul do Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo (Cambea), um dos maiores eventos do setor no mundo. O campeonato busca incentivar o mercado de customização automotiva e impressão digital, além de promover o trabalho dos profissionais que atuam no segmento.

Nesta quinta (13) e sexta-feira (14), a visitação pode ser feita das 14 às 21 horas e, no sábado (15), das 9 às 17 horas. A programação completa está no site www.reparasul.com.br.

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