Cervejeiros

Como surgiu a cerveja?

.

Esta é a uma coluna dedicada a falar sobre a bebida mais democrática no mundo: a cerveja. Antes precisamos saber quem inventou a cerveja?

 

Muito tempo atrás, no período neolítico, popularmente conhecido como a idade da pedra, cerca de sete mil anos atrás, nossos ancestrais deixavam as suas vidas de nômades e começaram a vida de sedentarismo, fixando-se em pequenas aldeias, iniciando as primeiras plantações. Isso tudo aconteceu nas terras férteis da Mesopotâmia, onde surgiram as primeiras civilizações, e que hoje pertence ao Iraque.

Foto por: Lucas Monte/ Especial
Descrição da foto: Bento Ferreira é Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja

Naquela época, as mulheres coletavam os grãos no campo e os punham para cozinhar, a fim de fazer algo parecido com pão. De fato, só sabemos que os grãos contêm amido e que os amidos são convertidos em açúcares fermentáveis quando postos de molho na água. Uma família acabou esquecendo um recipiente cheio de grãos ao relento ao lado de uma das casas. Uma chuva caiu sobre esses grãos, empapando-os e fazendo-os germinar, iniciando o processo de malteação, onde os grãos desenvolvem enzimas especificas necessárias para a fabricação da cerveja.

A mulher resolveu não desperdiçar aqueles grãos empapados já com pequenas raízes. Então, ela colocou esse líquido para aquecer e para sua surpresa, o líquido resultou em uma bebida açucarada. Sem saber o que fazer com esse líquido, ela o deixou escondido dentro de casa.

Essa mistura de grão e água, naturalmente, atraía leveduras selvagens transportadas pelo ar (isso acontece até hoje em algumas regiões da Bélgica, mas iremos falar em outro texto) e iniciam um processo de fermentação. Assim, depois alguns dias, aquele mingau resultante da mistura começou a borbulhar. Foi quando o esposo dessa mulher, com uma fome de “leão”, resolveu beber esse líquido. Após alguns goles logo se sentiu alegre e embriagado.

Teoricamente, essa foi a nossa primeira cerveja primitiva da história. Ao longo dos tempos, o homem foi aprimorando as técnicas e as receitas. Provavelmente, jamais conseguiremos provar essa teoria, então, cabe aqui apenas especular.