Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Viver com Saúde

Lentes de contato mudam o formato e a cor dos dentes em poucos dias

Laminados têm, no máximo, 3 milímetros e podem ser de cerâmica ou resina
06/05/2019 03:00 08/05/2019 17:10

Foto por: Eduardo Cruz/GES-Especial
Descrição da foto: Tratamento com lentes de contato dentais foram a escolha da digital influencer Thais Juchem, de 26 anos
Aliar saúde bucal a um sorriso cada vez mais bonito traz resultados surpreendentes para o corpo e a autoestima, não é mesmo? Diferente de técnicas em que é preciso um tempo um pouco maior para o tratamento, como o aparelho ortodôntico, a novidade na Odontologia Estética são as lentes dentais ou laminados dentais que, em poucos dias trazem um sorriso perfeitamente alinhado. Estes laminados são camadas extremamente finas, quase transparentes, que são aplicadas na superfície de cada dente para melhorar a aparência ou corrigir o formato ou mesmo algum detalhe da posição deste dente.

Produzidas em cerâmica ou resina - sendo que a cerâmica odontológica é a mais utilizada -, as lentes dentais são totalmente seguras, conforme destacam os dentistas Alessandro e Márcia Saboia. "As lentes não causam rejeição, pois são feitas com porcelanas odontológicas e materiais adequados e testados para garantir a saúde do paciente", ressalta Márcia, acrescentando que as lentes são extremamente finas e a espessura delas chega até o máximo de 3 milímetros.

Os laminados foram a escolha da digital influencer Thais Juchem, de 26 anos. "Como sempre estou ligada em novidades na área da beleza e estética e acho meus dentes um pouco pequenos, foi a solução que escolhi para sorrir mais nas fotos, para ser mais eu", conta. Em Thais foram aplicadas lentes dentais em toda a arcada superior e o próximo passo era a análise para a aplicação na parte inferior. "Antes de tudo fiz a gengivoplastia [que é a correção do contorno ou proporção da gengiva, principalmente junto aos dentes], meu objetivo era ter um sorriso 100% perfeito", conta.

Planejamento

Para o resultado, os profissionais aconselham um bom planejamento. O tratamento com lentes de contato "não tem contra indicação absoluta em crianças e adolescentes, mas aconselho a reabilitação na fase adulta. Para crianças e adolescentes o caso mais indicado é correção com resina", acrescentam. Vale lembrar ainda que o único autorizado a realizar o tratamento é o cirurgião dentista especialista na área.

Muito além de apenas escolher uma nova cor para os seus dentes

Não é só a mudança da cor o principal objetivo de quem busca o tratamento com as lentes dentais. É possível, por exemplo, corrigir um diastema, aquele espaço entre um dente e outro, ou mesmo o formato de um dente que esteja fora do lugar. "Mas quando os dentes encontram-se muito desalinhados é de extrema importância utilizar do recurso de aparelho ortodôntico prévio para que o resultado seja mais efetivo", informa Alessandro.

Além disso, as lentes são uma excelente opção para esconder aquele dente quebrado ou "pequeno". "É possível aplicar o laminado em um dente mais curto ou quebrado, pois no escaneamento ou moldagem é definida a posição onde deverá ficar o término da porcelana que envolverá o dente pela face palatina/lingual na região onde está fraturada. E não há perigo nenhum de quebrar esta parte reconstruída", informam.

Diferente das antigas coroas ou facetas, os dentistas explicam que "a vantagem dos laminados é por ser um tratamento menos invasivo, pois preserva maior estrutura do dente natural, e leva menos tempo para realizá-lo."

Cuidados rotineiros

Os dentistas de São Leopoldo lembram que os cuidados para quem usa as lentes dentais são os mesmos que toda pessoa deve ter com seus dentes naturais. E nada de restringir a alimentação, com medo de morder algum alimento. "É preciso utilizar sempre o fio dental e cuidar para remover bem a placa bacteriana. Não há problema algum em comer alimentos duros como uma maçã, por exemplo, pois o planejamento cuidadoso do profissional habilitado irá proteger as lâminas", reforça Alessandro.

Sobre o desgaste antes da aplicação, os profissionais lembram que "há casos em que é necessário desgaste e outros em que não é preciso. Um bom planejamento é que determinará esta necessidade e em quais dentes."

Como é feita a escolha da cor?

O primeiro pedido dos pacientes é alcançar aquele sorriso super branco e alinhado. Mas, nada de um padrão para todos os que buscam o tratamento. "A cor é definida através de uma escala específica de cerâmica em comparação com a cor do dente natural do paciente, respeitando o desejo e gostos particulares. Alguns pacientes preferem um tom mais natural, outros preferem dentes bem brancos", dizem os dentistas.

É importante ressaltar que a escolha desta cor deve ser uma certeza, afinal as lentes não alteram de cor, diferente do clareamento, por exemplo, que pode ter alterações no tom de acordo com os pigmentos que entram em contato com os dentes. "Não é possível clarear os laminados depois de cimentados. Por isso, a importância de fazer a melhor escolha e entregar o trabalho somente se estiver da cor adequada", destacam.

Rápido e indolor, tratamento dura em média 15 dias

Foto por: Eduardo Cruz/GES-Especial
Descrição da foto: Dentistas de São Leopoldo explicam que o tratamento com os laminados pode ser feito em até três dias, mas a média é de 15 dias
Os dentistas de São Leopoldo explicam que, desde que bem definido, o tratamento com os laminados pode ser feito em até três dias, mas a média é de 15 dias entre a primeira consulta e o resultado final. "Além do planejamento, é preciso um laboratório de ponta bem alinhado e a experiência do cirurgião dentista. Por isso apostamos na tecnologia do escaneamento intraoral para agilizar o processo", destaca Márcia, em referência ao scanner que substitui as moldagens convencionais. O aparelho faz a digitalização de toda a arcada dentária do paciente e transfere a imagem para a tela do computador, onde o dentista pode analisar em vários ângulos cada detalhe do sorriso.

Alessandro ressalta que as lentes podem ser aplicadas em todos os dentes, caso seja necessário restabelecer a mordida correta. Porém, a técnica também é indicada para quem quer fazer pequenas correções. "É possível modificar um ou dois dentes sim, desde que o cirurgião tenha o cuidado de escolher a cor adequada. E pode, inclusive, possuir dentadura na parte inferior, já fizemos um caso com laminados na parte inferior e dentadura na parte superior e a paciente saiu muito satisfeita", conta. "E o procedimento é totalmente indolor, em muitos casos não é necessário nem anestesiar", acrescenta Márcia.

Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS