Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Transporte

Passagem gratuita para estudar em outro município

Estudantes de Canoas se unem para garantir benefício
12/09/2019 09:09 12/09/2019 13:20

PAULO PIRES/GES
Rodrigo (esquerda) e Lucas (direita) estiveram no DC divulgando o Passe Livre
É lei! Estudante que morar em município diferente da instituição de ensino e comprovar baixa renda poderá acessar o benefício para se deslocar gratuitamente. Quem garante é a Lei Estadual 14626 de 2014, que institui o Programa Passe Livre Estudantil. Para agilizar esse acesso, representantes dos alunos das universidades de Canoas estão disponibilizando o serviço de confecção da ‘carteirinha’ - cartão TEU - a todos que cumprirem com os requisitos para isenção em transporte intermunicipal, seja ônibus ou trensurb.

Foi a partir do envolvimento na Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sul que o presidente do Centro Acadêmico do Direito da Ulbra, Rodrigo Rodrigues e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do La Salle, Lucas Marques, resolveram juntar a força de suas instituições para facilitar o acesso do benefício a seus representados. Ou seja, aluno de qualquer escola ou universidade pode fazer sua carteirinha nos locais em que as entidades estudantis oferecem o serviço.

Acesse a lei: http://www.al.rs.gov.br/FileRepository/repLegisComp/Lei%20n%C2%BA%2014.307.pdf

A regulação e liberação dos passes livres é feita pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - Metroplan que autorizou as agremiações estudantis a intermediar a confecção dos documentos para alunos dos ensinos médio, técnico e universitário, como revelou o dirigente dos acadêmicos de direito da Ulbra, Rodrigo Rodrigues. “Integramos os serviços para disponibilização das carteirinhas. Aqui na Ulbra, estamos na sala 207 do Prédio 1 e recebemos alunos de todas as escolas e universidades de Canoas. Assim como no DCE do La Salle, que também acolhe todos os estudantes que estão de passagem no centro da cidade. Atendemos quem é canoense e estuda fora, como os que vêm de outras cidades para aprender aqui”, explicou.

Mesmo com a comodidade para solicitação ao passe livre, promovida pelas entidades estudantis, Lucas Marque frisa que há alguns requisitos a serem cumpridos. “Só tem direito quem comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo regional, que residir em uma cidade mas estuda em outra e ainda, é necessário fazer previamente a carteirinha de ‘Meia Entrada’ que pode custar até R$ 35,00. O comprovante de matrícula e os dias de aula são indispensáveis, pois o beneficiário só ganha passa livre nos dias que tem aula e o cartão TEU não acumula valor, ou seja, não tem saldo”, destacou.

4 mil beneficiados
Segundo os dirigentes estudantis apenas nas duas universidades são mais de 4 mil contemplados, sendo 2500 na Ulbra e 1500 no La Salle. “Muitos ainda não sabem que têm direito, principalmente aqueles que têm bolsa pelo Prouni. Por isso, queremos divulgar o máximo possível e também estamos atendendo de segunda à sexta-feira das 9h às 21h. O prazo para é de até sete dias úteis para o recebimento do cartão, quando aprovado”, revelou Rodrigues.

Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS