Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Viva a Música!

Camerata de Ivoti encanta na Europa

Camerata Ivoti apresenta obras de brasileiros e sul-americanos
06/02/2019 03:00 06/02/2019 08:49

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Camerata na Europa
É em uma turnê pela Europa que a música composta por brasileiros e sul-americanos, como Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim e Astor Piazzola, é apresentada pela Camerata Ivoti, orquestra do programa de educação musical desenvolvido pela Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte) em parceria com o Instituto Ivoti, que cultiva a tradição do ensino de música desde 1909.

Um grupo de 20 pessoas, incluindo professores, alunos e pais, viajou no dia 10 de janeiro e, no dia 12 deste mês, retornará ao solo brasileiro, com a mala cheia de histórias, novas amizades e especialmente de lembranças especiais dos aplausos carinhosos que tiveram em suas apresentações em países europeus.

Conforme a coordenadora, Isabel Wiebke, eles passaram por Porto (Portugal), Dedemsvaart (Holanda), Berlin, Hamburgo, Havixbeck, Sankt Wendel, Stuttgart, Waiblingen, Nördlingen, Rottenbuch, Erding (Alemanha) e Salzburg (Áustria). Já foram 18 apresentações e ainda seguem mais três antes do retorno do grupo. Hoje, o grupo está em Rottenbuch, cidade coirmã de Ivoti. Até o final de semana, a Camerata, composta por violinos, violas, violoncelos e contrabaixo, estará na Hamburg Süd, empresa transportadora marítima em Hamburg; na empresa alemã de peças automotivas, Mahle, na cidade de Stuttgart; e em Waiblingen, se apresentando para a Stihl. Todas são empresas que apoiam a Ascarte.



  • NA EUROPA: instrumentistas já fizeram 18 apresentações em diferentes países nesta sétima excursão e têm mais três agendadas antes do retorno
    Foto: Divulgação
  • Camerata na Europa
    Foto: Divulgação

Aplausos

"Quando eu falo com a coordenadora Isabela, ela relata que todos estão super contentes com o carinho que estão recebendo. Estão sendo bem aplaudidos. Eles apresentam-se para um público seleto, cuja receptividade tem sido muito positiva", declara o presidente da Ascarte, Cristiano Gestrich.

Afinal de contas, quem não se renderia aos encantos de uma orquestra constituída basicamente de instrumentos de cordas que toca música cativante?

Quem está participando da viagem

Violino I

Manoela Lampert

Gabriel Perius Daufenbach

Martina Detlinger Dapper

Renata Tietze Santos

Vinícius Fritzen Siegle

Viola

Isabel Wiebke

Amanda Vitoria Breunig

Clér Camille Gewehr

João Alfredo Perius Daufenbach

Violino II

Eduarda Cloé Dhein Weber

Caroline Lutz

Angelina Brill

Bernardo Takeshi Ueda Kleinkauf

Felipe Wiebke Schons

Violoncelo

Monica Cardoso

Laura Azambuja Schunck

Contrabaixo

Alexandre Felipe Frozi

É a sétima excursão pela Europa

Essa é a sétima turnê do grupo, cuja dedicação e o amor à música reúne os integrantes em torno de objetivos que vão do aprimoramento técnico e artístico ao desenvolvimento de uma consciência crítica em relação à realidade cultural da região e do País.

As outras viagens foram em 2006, 2008, 2010,2012, 2014 e 2016. Após o retorno, o grupo, composto por professores e jovens instrumentistas, continuará com seus ensaios e apresentações em Ivoti e região, além de estar recebendo orquestras do Colégio Humboldt, de São Paulo, e Colégio Cruzeiro, do Rio de Janeiro. Este encontro será em maio. Os ensaios, com duração média de três horas, são realizados nas sextas à noite ou aos sábados à tarde e isto implica em um alto grau de comprometimento tanto por parte dos músicos quanto de suas famílias.

Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS