Publicidade
Notícias | Região Nova Santa Rita

Mutirão para combater a dengue

Cidade pretende intensificar a conscientização dos moradores na prevenção

Por Tamires Souza
Última atualização: 25.06.2019 às 10:55


Divulgação
Secretaria de Saúde prepara mutirão para agosto
A cidade não teve nenhum caso confirmado e quer prevenir que eles apareçam. Por isso, em agosto, a prefeitura planeja um mutirão para combater a dengue. Nova Santa Rita é considerada região de risco, conforme o secretário municipal de Saúde, Célio Piovesan. “Canoas tem vários casos e essa proximidade traz uma preocupação”, comenta o secretário e salienta que a maior arma contra o mosquito Aedes Aegypt é a prevenção. “Estamos num inverno atípico, de muita chuva e o mosquito continua, ganhou resistência. Não temos casos e a ação é para evitar que surjam e proteger a população”, resume.

A secretaria aguarda alguns medicamentos fornecidos pelo Estado, necessários para a ação, segundo Piovesan. O mutirão previsto para o dia três de agosto deve passar pelos bairros: Berto Círio, Califórnia, Centro, Caju, Pedreira e Sanga Funda, envolvendo aproximadamente 200 agentes. As equipes devem contar com retroescavadeiras, que também farão a limpeza de pontos irregulares de descarte de lixo, onde há risco de infestação. “Vamos observar possíveis criadouros, conscientizar a população e chamar atenção para responsabilidade dos cidadãos.”

Proliferação do mosquito

Entre os motivos mais comuns para surgimento da dengue, de acordo com o secretário de saúde, está o descuido, como deixar potes vazios pelo pátio. “É uma coisa simples, fica jogado no fundo do pátio, chove, enche de água e é ali que o mosquito se reproduz”, explica. Outro exemplo, conforme Piovesan, são pneus, que ficam nos terrenos ou mesmo os potes de água dos animais, que quando não são lavados podem servir de criadouros do mosquito. “Estamos preocupados e levaremos esta conscientização aos alunos, para replicarem em casa”, informa o secretário, que espera através do trabalho com os cinco mil alunos da rede municipal atingir boa parte dos moradores de Nova Santa Rita.

Saiba mais

Recomendações
- Tampar caixas d'água, tonéis e latões;
- Guardar garrafas vazias viradas para baixo;
- Guardar pneus sob abrigos;
- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;
- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
- Manter lixeiras fechadas;
- Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta (maior que 38.5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;
- Dores musculares intensas;
- Dor ao movimentar os olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo;
- Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte: Secretaria Estadual da Saúde RS

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.