Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Igreja

Vigário de Canoas assumirá como bispo

Nomeado pelo Papa Francisco, a ordenação do padre Darley está prevista para junho
16/05/2019 10:55 16/05/2019 11:12

 Atual vigário episcopal de Canoas foi nomeado bispo pelo Papa FranciscoA partir do mês que vem o Estado ganhará um novo bispo. O atual vigário episcopal do Vicariato de Canoas, Monsenhor Darley José Kummer, de 52 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco. A cerimônia de ordenação será no dia 8 de junho em Roca Sales, cidade natal do padre. A partir de então, ele se tornará bispo e auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Ao receber o convite, Darley admite que chegou a ter dúvidas se estava preparado para assumir a nova posição. “Motivamos tanto as pessoas a dizerem sim e terem esperança. Por amor à igreja e graça de Deus resolvi assumir”, comenta o vigário e relaciona com os momentos decisivos na vida de cada um e a importância de ter confiança em si e sair da zona de conforto.
Como bispo, ele pretende dar continuidade ao trabalho que já desenvolvia, como os projetos voltados para a comunidade carente, que inclui além das necessidades básicas o apoio espiritual, a pastoral carcerária e aos imigrantes. A aproximação com a juventude também é uma preocupação dele nestes 23 anos de vida religiosa, conforme o pároco da Igreja São Luís Gonzaga.

Visita ao Papa
Na paróquia São Luís deve ser definido o nome do novo pároco até esta sexta-feira, segundo o padre. Ele deve permanecer ainda até o final deste mês. O novo bispo garante que não perderá a proximidade com Canoas e que faz parte do trabalho estar perto das comunidades e das paróquias, que chegam a 154. No dia 15 de julho, Darley conta que deve celebrar missa na São Luís, alusiva a semana do santo padroeiro da paróquia.
Em setembro, o padre conhecerá o Papa, em visita dos novos bispos, em Roma. Antes disso, passará por formação em Brasília, com os 17 bispos nomeados no Brasil. No Rio Grande do Sul ele foi o único nomeado, se somando a outros cinco na Arquidiocese de Porto Alegre.

Adaptação
A aproximação da igreja com a comunidade é defendida pelo Papa Francisco. Para o vigário, é necessária a adaptação, mesmo que gere desconforto causado pelas mudanças. “Muitas pessoas se acomodam e tem que desacomodar, conhecer o novo”, avalia padre Darley e cita como exemplo as alterações na catequese da paróquia, que agora é mais voltada para o aspecto vivencial, e não como um sistema de aula, por exemplo.
O diálogo e a tolerância também precisam ser estimulados, de acordo com o padre. “As pessoas precisam ouvir a palavra de Deus e adaptar para a nossa realidade.”

Inspirações
Formado em filosofia e teologia, ele percebeu a vocação para seguir a carreira religiosa aos dez anos, mas foi aos 17 que ingressou no seminário. Devoto de Nossa Senhora Aparecida e que tem como padroeiro São José, o futuro bispo conta que a sua inspiração de vida é Jesus Cristo, mas também tem como referências a religiosa da cidade de Esteio, a irmã Ana Garaffa, e Dom Hélder Câmara. “Lembro que sai encantado de uma palestra dele. A palavra dele penetrava na gente e inspirou a fazer algo diferente.”

Saiba mais
Há três anos e meio no Vicariato de Canoas, o pároco da São Luís também passou pela Igreja Sagrado Coração de Jesus (Alvorada), entre janeiro de 2002 e dezembro de 2005, como assistente do Curso Propedêutico, no Seminário São José, e diretor do Lar Sacerdotal, colaborou de 2006 a 2009. Em 2010 foi reitor do Seminário Menor São José (Gravataí), assistente do Ensino Médio e diretor do Lar Sacerdotal. Padre Darley também foi pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria (Esteio), de 2011 a 2015, presidente do Fraterno Auxílio, de 2011 a 2013.

Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS