Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Polícia

Secretária de Saúde de Nova Santa Rita presa por suspeita de fraude em Estância Velha

Crime teria ocorrido no período em que ocupou o cargo de Secretária de Saúde de Estância Velha
14/05/2019 12:26 14/05/2019 15:02

Foto por: Débora Ertel/ GES-Especial
Descrição da foto: Agentes da Polícia Civil também cumprem mandados na prefeitura de Estância Velha
A Polícia Civil já cumpriu seis dos oito mandados de prisão temporária contra suspeitos de participação em uma suposta fraude milionária na Secretaria de Saúde de Estância Velha. Entre os presos, está a ex-secretária de Saúde de Estância Velha e atual Secretária de Saúde de Nova Santa Rita, Ana Paula Macedo, a titular interina da pasta de Estância Velha, Eloise Gernhardt, e o secretário licenciado, Mauri Martinelli. A Polícia ainda tenta cumprir os outros dois mandados de prisão. 

Foto por: Ruan Nascimento/ GES-Especial
Descrição da foto: Secretária da Saúde interina, Eloise Gernhardt, foi presa em casa, na Rua Anita Garibaldi
Ana Paula foi presa em Dois Irmãos, em sua residência, no bairro Navegantes. Eloise foi presa por volta das 7 horas desta terça-feira (14), em casa, na Rua Anita Garibaldi, no Centro de Estância. Poucos minutos depois, também em casa, o secretário licenciado foi levado pelos agentes da Polícia Civil. Martinelli está afastado da secretária devido a questões de saúde. Pouco antes das 8 horas, 

A Polícia Civil ainda faz buscas por documentos e provas na secretária de Saúde e na prefeitura de Estância Velha e também em endereços nas cidades de Novo Hamburgo, Dois Irmãos e Mostardas. 

O esquema 

Foto por: Débora Ertel/ GES-Especial
Descrição da foto: Contrato com a prefeitura previa exames como raio-x, ecografia, ressonância e tomografia
Além dos agentes públicos já presos, está entre os alvos da chamada Operação Anamnese a empresa suspeita de participar da suposta fraude. Segundo a Polícia Civil, a empresa cobraria por exames de imagens que não eram realizados ou informava número maior de procedimentos. Entre os exames estão raio-X, ressonância magnética, tomografia e ecografia. O valor recebido pela empresa já supera R$ 2 milhões, mas nem todo montante teria sido pago de forma irregular. 

São apurados crimes de corrupção ativa e passiva, fraude licitatória e associação criminosa.

De acordo com a investigação, a empresa envolvida é a Previne que foi comprada recentemente. A atual gestão não teria envolvimento com o esquema. A fraude teria sido executada durante a administração do empresário anterior.

Nossa reportagem tenta falar com os citados para contraponto, mas ainda não conseguiu contato. A Prefeitura de Estância Velha afirma que se manifestará ao longo desta terça-feira, durante uma coletiva à imprensa. 

Prefeitura de Nova Santa Rita esclarece
A respeito da Operação Anamnese, da Polícia Civil, e que resultou na prisão da servidora Ana Paula Macedo, que ocupava o cargo de secretária de Saúde em Nova Santa Rita, a prefeitura Municipal esclarece:
• A prisão é relacionada ao período em que a servidora exerceu o cargo de secretária na cidade Estância Velha, não tendo nenhuma ligação com Nova Santa Rita.
• A Operação da Polícia Civil foi realizada em quatro municípios, conforme noticiado, não tendo relação com Nova Santa Rita, e os fatos apurados com investigação na cidade de Estância Velha.
• A servidora Ana Paula Macedo foi exonerada para que exerça seu direito de defesa.
• Salientamos também, que a administração municipal não teve e não tem qualquer tipo de contrato com a empresa investigada.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS