Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Meio Ambiente

Combate ao fogo no Jorge Lanner já dura dois dias

Foi no sábado (13) que os primeiros sinais de fumaça apareceram no aterro sanitário
15/04/2019 20:20 15/04/2019 20:21


Leandro Domingos/GES-ESPECIAL
Fumaceira que não para mais: bombeiros trabalharam muito desde o fim de semana
O assunto veio à tona quando o próprio prefeito Luiz Carlos Busato elogiou, em sua conta oficial no Twitter, o trabalho dos servidores do Corpo de Bombeiros e também dos funcionários de empresas prestadoras de serviços, que passaram o domingo inteiro, inclusive entrando madrugada adentro, combatendo focos de incêndio no aterro sanitário que fica no Parque Industrial Jorge Lanner, nos “fundos” do bairro Niterói.
Pois a segunda-feira também não foi nada fácil para esse pessoal, que continuou o dia todo trabalhando no local. Aliás, o trabalho entrou noite adentro pela segunda noite consecutiva, conforme informações da Prefeitura de Canoas. Tudo para eliminar dez vez um problema que ninguém sabe ao certo como começou, mas que vem literalmente tirando o sono de muita gente desde sábado.
É que foi no sábado que os primeiros relatos sobre fumaça no aterro apareceram. O problema, entretanto, ficou mais grave no domingo. “É uma montanha de 15 metros de entulhos com metano por baixo. Aquilo quando começa a pegar fogo, se alastra rapidamente para outros pontos”, explicou o secretário Luiz Gustavo Rabaioli, responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Trabalho noite adentro

O trabalho nesta segunda-feira consistiu em criar uma passagem para que máquinas e homens conseguissem chegar até o terreno em chamas. É que o combate com água, feito à distância pelos bombeiros, se mostrou ineficaz, o que fez com que os profissionais decidissem “soterrar” o fogo com terra. “O fogo grande mesmo, com labaredas e tudo, foi controlado, mas segue incomodando aquela fumaceira que sobe sem parar do local desde domingo.”

Mau cheiro incomoda quem mora por perto

Não há nenhuma casa por perto da área atingida. E o local é de difícil acesso, de forma que, para chegar até lá, é preciso inclusive passar por seguranças. Portanto, não há qualquer risco de vida no local do aterro. O perigo, no entanto, é ambiental. Em primeiro lugar, os trabalhadores se esforçam para que o fogo não se aproxime da grande área verde que existe atrás do terreno. Outro problema diz respeito ao mau cheiro que incomoda os moradores nas imediações ao aterro. É que mesmo à distância, é impossível ficar indiferente. Para a dona de casa Heloísa Duarte, o pior acontece à noite, quando o vento leva a fumaça para perto das casas. “Não dá para deixar uma janela aberta”, bronqueia a mulher de 42 anos. “E isso não aconteceu só neste final de semana. Em seguida dá algum problema naquele aterro.”

Problema não chega a ser novidade

Em março deste ano, equipes da administração municipal já tinham montado uma força-tarefa para combater os incêndios no Jorge Lanner. Assim, os problemas no local não chegam a ser uma novidade. “O problema é a falta de chuva”, aponta o secretário. “Se chover em um bom volume, como estão prometendo que vai acontecer, é possível que a situação melhore, mas se der só um chuvisqueiro, não adianta nada”, frisa Rabaioli, deixando claro que os trabalhos no local só vão terminar quando o problema for resolvido de vez.

Prefeitura planeja melhoria

A Prefeitura de Canoas está implementando no local uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil, demolição e volumosos. O trabalho também vai acabar com o passivo de resíduos acumulado no Jorge Lanner nos últimos anos. A empresa vencedora da licitação também fará a fiscalização do descarte irregular de lixo em Canoas, com fiscais distribuídos nos quatro quadrantes. Além disso, a empresa também vai promover ações de educação ambiental para a população.



Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS