Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
HNSG

Gracinha terceiriza segurança do hospital

Foram demitidos 18 funcionários, mas rescisão foi paga, afirma sindicato
15/04/2019 12:13 15/04/2019 12:14

.Desde fevereiro o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) é gerido pela Associação Beneficente São Miguel (ABSM), a mesma do Hospital Beneficência Portuguesa, da Capital. Aqui a cifra negativa é de R$ 135 milhões e a organização social chegou afirmando que muitos processos seriam revistos e reequacionados, dívidas tributárias e trabalhistas seriam renegociadas ou quitadas. As primeiras medidas já são observadas no hospital, nem sempre com a simpatia de todos. Nos últimos dias a ABSM anunciou a substituição de 18 funcionários da área da segurança por uma empresa terceirizada que fará o serviço. Hoje o Gracinha tem mais de mil funcionários e 22 mil pacientes atendidos ao mês. Com o anúncio das demissões, havia o receio de que os valores rescisórios não fossem pagos pela nova gestão, o que não ocorreu, de acordo com o Sindisaúde-RS.


.“Sindisaúde-RS é contra a terceirização”, afirma o presidente Arlindo Ritter - “O hospital Nossa Senhora das Graças está sendo gerido por uma organização social, e isso deveria estar a cargo da prefeitura, de forma direta. Temos uma posição contrária à terceirização. A ABSM não tem segurança jurídica, não tem patrimônio, nem lastro financeira em caso de uma eventualidade. No episódio da nova empresa de segurança, são contratos terceirizados, precarizados, a gestora quer apenas pagar menos. Nossa experiência diz que o custo desta economia acaba sendo muito maior. Às vezes essas empresas terceirizadas que prestam serviço são escolhidas apenas porque têm relações com os gestores. Vamos procurar o MP neste caso das 18 demissões. Nós já havíamos denunciamos a Gamp anteriormente. Mas mesmo com as demissões temos informação de que a ABSM está pagando as rescisões. Ainda assim, o nosso sindicato espera que a comissão de saúde da Câmara de Canoas, o prefeito Busato revoguem esse contrato com a ABSM. A experiência deles com o Beneficência Portuguesa mostra que eles não resolveram os problemas, tem poucos pacientes, não pagam rescisões, há dificuldades na relação trabalhista, atrasos de salário. Eles nem conseguiram contratualizar com a Prefeitura de Porto Alegre. Quando a ABSM assumiu tudo estava sucateado no Beneficência, só que eles estão há sete meses na gestão lá e a situação não melhorou, e esse é um hospital importante.


.Em nota assinada pelo médico Rafael França, presidente da Associação Beneficente São Miguel (ABSM) a entidade comenta o episódio:
“A gestora do Hospital Nossa Senhora das Graças esclarece que, desde que assumiu a gestão do hospital, em 1/3/2019, está fazendo um diagnóstico da instituição e identificando pontos de melhoria no atendimento prestado à população de Canoas.
A ABSM tem a convicção de que o Nossa Senhora das Graças é um hospital viável, mas precisa de uma série de ajustes para prestar um serviço ainda mais qualificado. Neste sentido, para aumentar a segurança das pessoas que circulam pela instituição – funcionários, médicos, pacientes e familiares – a ABSM tomou a decisão de substituir o atual serviço de portaria por uma empresa de segurança especializada, com funcionários preparados e treinados para a função que irão exercer. Esta decisão acarretou na demissão de 18 funcionários nesta semana, que terão suas rescisões pagas dentro das regras e prazos determinados em lei.
Ressaltamos que nosso propósito é qualificar o atendimento oferecido à população, assegurando a sustentabilidade financeira da operação, com o compromisso de gerenciar de maneira responsável os recursos da instituição.”



  • .
    Foto: Paulo Pires
  • .
    Foto: Divulgação
  • .
    Foto: PAULO PIRES

Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS