Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Transporte Público

Terminal Mathias Velho para 2020

Revitalização está inclusa no Plano de Mobilidade do Município
12/04/2019 18:20 12/04/2019 18:27

Primeiro semestre de 2020 é o prazo previsto pela Secretaria de Projetos Estratégicos para entrega da primeira etapa da revitalização do terminal de ônibus do bairro Mathias Velho. No início deste mês encerrou o levantamento técnico, em que foram ouvidos usuários do terminal, passageiros, rodoviários e comerciantes. “O projeto será executado por etapas. A primeira dela tem como foco o passageiro. O objetivo é dar mais conforto e segurança aos usuários do transporte público que utilizam o terminal para espera de ônibus”, detalha o titular da secretaria, Odir Baccarin. De acordo com ele, a área terá cobertura total.
No local, circulam aproximadamente 30 mil pessoas por dia. “Além do espaço para comércio, o projeto prevê um novo ponto para táxis, locais para embarque e desembarque de passageiros em veículos particulares, área de estacionamento e uma praça.” A grande preocupação dos comerciantes que atuam no terminal está relacionada a desapropriação. A Prefeitura garante que o projeto, que está dentro do Plano de Mobilidade, prevê uma readequação de espaço. “Todos os que possuem cadastro junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico terão seus módulos garantidos”, assegura Baccarin. A Prefeitura trabalha na elaboração do projeto e lançamento da licitação, conforme o secretário. A expectativa é iniciar a obra no segundo semestre de 2019.

Acessibilidade
Os buracos e desníveis do calçamento trazem muitos transtornos para a vendedora Tamires de Souza, de 31 anos. A acessibilidade é o maior problema do terminal do Mathias Velho, para a vendedora, que após passar por várias cirurgias precisa se locomover com o uso de muletas. “Agora que comecei a prestar mais atenção na acessibilidade. Aqui é muito ruim, muitos degraus e buracos no caminho.”

Banheiros
A falta de banheiros é a maior reclamação da professora Ledimar Passos, de 36 anos. Com dois filhos de 5 e 9 anos, ela costuma enfrentar esta dificuldade na espera pelo ônibus. “Os ônibus demoram muito e as crianças pedem para ir ao banheiro. No trem também não deixam usar, é um problema”, diz Ledimar.

Insegurança
Em dias de chuva é difícil não se molhar enquanto espera o ônibus, segundo o motorista Olímpio Cunha, de 41 anos. Ele também costuma usar o terminar tarde da noite ou no final da madrugada e critica a insegurança no local. “É mal iluminado, também temc arros que estacionam nos pontos de ônibus, não tem nenhuma fiscalização.”


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS