Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Comércio

Dia do consumidor movimenta o comércio

Data celebra a garantia dos direitos e valorização dos consumidores
15/03/2019 15:58 15/03/2019 15:59


Paulo Pires
Lojas prometem descontos de até 70%
Criada para lembrar os direitos dos consumidores, a data celebrada nesta sexta-feira vem acompanhada de promoções no comércio local. O Dia do Consumidor, comemorado neste dia 15 de março, provoca reflexões sobre as relações de consumo, mas também é aproveitado principalmente pelas lojas para incentivo ao consumo. “É uma data de reconhecimento da importância do consumidor para os lojistas. Ele é quem faz a girar a roda, além de ser inspiração para que o produto seja melhor e mais atrativo nos setores da indústria, comércio, e serviços”, resume o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) Canoas.
Além do respeito aos direitos, as empresas precisam se adaptar as mudanças com a mesma velocidade que elas acontecem. “Devemos acompanhar as novas tecnologias, tendências, não podemos parar no tempo”, salienta o diretor de Marketing da CDL, José Vargas e pondera que, apesar da tecnologia, o lado humano deve prevalecer. “Somos pessoas, nossos consumidores são pessoas, vivemos para pessoas. Portanto, devemos entender a necessidade do nosso consumidor, dialogar e principalmente ouvir”, completa.

Promoções nas lojas
Nas lojas de rua, os estabelecimentos de venda de eletrodomésticos se destacavam nas campanhas alusivas ao Dia do Consumidor. Em algumas delas, o movimento foi grande de clientes pesquisando preços. A aposentada Ivone Azambuja, de 62 anos, aproveitou as promoções para dar uma olhada nas lojas. “Tem promoções que vi que estão valendo muito a pena”, comenta a aposentada.
No e-commerce, o Dia do Consumidor está sendo divulgado como a Black Friday do primeiro semestre. A expectativa do setor é de crescimento nas vendas. Há lojas online que prometem descontos de até 70% nos produtos, principalmente nos setores de eletrodomésticos, eletrônicos e vestuário.

Saiba mais
A data foi criada em 1962 pelo presidente americano John F. Kennedy. No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991.
Com o Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. O principal objetivo do Procon é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS