Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Praça da Gruta

Moradores querem a antiga Praça da Gruta

Lixo irregular, falta de brinquedos e problemas com segurança afastam frequentadores
11/02/2019 14:56 11/02/2019 14:57

.Verdade seja dita, conforme os próprios moradores do Guajuviras: A Prefeitura aparece seguido para limpar e capinar a Praça da Gruta, localizada na Rua Araras. “Mas ás vezes basta um dia e já volta a ter lixo acumulado”, reclama a dona de casa Pamela Santos, 34. “É um lugar super bom, grande, tem sombra, ventinho e árvores, só que não tem mais balanços e brinquedos para as crianças.” Uma academia ao ar livre, tinindo de novinha, até destoa do local.
Ninguém comenta muito para não se complicar, porém, é sabido que a Praça da Gruta é um ponto de venda e de uso de drogas. Peregrinação religiosa para rezar na gruta mesmo é muito pouco. Até homicídios já foram registrados no local. Como a maioria absoluta da região é formada por cidadãos que não querem saber de problemas, a comunidade cobra uma solução da Prefeitura tanto na limpeza quanto na segurança. “Tinha um senhor com casa aqui que vinha sozinho juntar as tralhas jogadas, só que virou tanto que ele não deu mais conta de limpar sozinho”, destaca uma moradora que não quis se identificar. “Chegam aqui de carrinho, carroça e largam televisores, restos de eletrodomésticos e por aí vai.” E olha que fica atrás da Praça da Brigada Militar. As praças disponíveis para a gurizada seriam muito longe, o que reforçaria a necessidade de a Praça da Gruta tornar-se uma referência.
A Praça da Gruta passou por revitalização em 2011, com um investimento de investimento de R$ 234,204 mil. À época foram colocados os brinquedos infantis, áreas de estar, campo de areia e churrasqueiras. Além disso, o acesso de veículos passou a ser impedido no local, que também ganhou lixeiras, bancos e saibro nos caminhos. A iluminação foi revisada e complementada com postes baixos. A luz segue boa e carros seguem estacionando ali.


O que diz a Prefeitura

"A Praça da Gruta é um dos locais incluídos no programa de revitalização de praças e áreas esportivas da cidade, que será implantado em breve. Nesta quarta-feira (6), foi formado um Grupo de Trabalho, integrado por secretários e adjuntos de pastas ligadas à conservação de área públicas, que irá elaborar um plano de execução dos trabalhos. Chamado de Passando a Limpo, programa da administração municipal irá revitalizar e modernizar boa parte das 126 praças e áreas de lazer de Canoas.

Em relação aos brinquedos da Praça da Gruta, é importante dizer que a equipe da Diretoria de Parques e Praças, da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU), já realizou a troca de balanços em três ocasiões nos últimos dois anos. Alguns dias após a instalação, porém, os brinquedos ou estavam quebrados ou eram furtados. Também já foi feita a colocação de gangorras no local, mas os equipamentos foram furtados.

O trabalho de capina e roçada de praças segue rigorosamente o cronograma estabelecido pela Diretoria de Parques e Praças. Em média, o trabalho de corte de grama é feito a cada 20 dias. Além disso, a equipe de limpeza urbana já passou diversas vezes pelo local nos últimos meses para recolher resíduos (incluindo móveis e eletrodomésticos) que são descartados irregularmente no centro da praça. A população de Canoas precisa ter ciência de que jogar lixo em local irregular é crime, passível de autuação, conforme lei municipal.

Com o programa de revitalização de praças, o local terá a colocação de novos brinquedos e a quadra esportiva será totalmente reformada, entre outras melhorias de modernização da área. Junto disso, será feito um trabalho de conscientização dos usuários das praças, para que a população seja, de fato, um dos agentes de conservação dos espaços públicos e áreas de lazer.

Com relação à segurança, a Guarda Municipal informa que a população pode realizar denúncias e solicitar apoio de agentes através do telefone 153. As denúncias são anônimas." 


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS