Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Leitura

Estímulo à leitura em pleno Calçadão

Iniciativa distribuiu livros no Centro da cidade
10/01/2019 11:11 10/01/2019 11:13


Paulo Pires/GES
Atividade organizada por escritores canoenses comemorou o Dia do Leitor
Em meio as abordagens de lojistas, quem passava pelo Calçadão da cidade era surpreendido pelo chamado da leitura. Bem no meio da Rua Tiradentes, os pedestres encontravam livros espalhados pelo chão e pelos bancos, prontos para serem levados pelos leitores. A iniciativa de escritores da cidade, com apoio do Sesc, entregou as obras gratuitamente para a população. “As mídias digitais ocupam muito a atenção das pessoas e esta é uma forma de trazer as pessoas para a literatura”, comenta o escritor Jairo de Souza. A iniciativa era alusiva ao Dia do Leitor, celebrado na última segunda-feira. Conforme o escritor e ator, Jonatan Borges, outro organizador da ação, é preciso incentivar a leitura de maneira periódica. “É preciso estímulo a projetos entre educação e cultura, para incentivo a leitura nas escolas, de maneira sistemática”, ressalta Borges.

Os livros infantis que despertaram atenção da aposentada Eulalia Goerlen, de 67 anos. “Sempre li para os meus filhos e agora também para o meu neto. Acho muito importante estimular as crianças para serem futuros leitores.”

Hábito em família

Paulo Pires/GES
"Todas as noites leio algum livro", diz Nara Ribeiro
Os filhos são viciados em leitura, assim como a mãe, segundo a micropigmentadora Daniela de Almeida, de 36 anos. “Minha filha de 16 anos teve a redação considerada a melhor na escola e gosta muito de ler”, conta Daniela. O filho de nove anos também já gosta dos livros, hábito na casa da micropigmentadora que escolhia uma obra para levar para a biblioteca da família.

Ela gosta de romances

Paulo Pires/GES
Na casa de Daniela, todo mundo adora ler
A leitura faz parte da rotina da aposentada Nara Ribeiro, de 63 anos. “Todas as noites leio algum livro, me faz muito bem”, comenta a leitora que tem preferência pelas obras de romance. Na ação desta quarta-feira, ela levou dois livros para casa e conta que prefere viajar nas histórias através das páginas, em vez de assistir televisão ou acompanhar as redes sociais.

Leitura no País

Aproximadamente 30% dos brasileiros nunca compraram livros. É o que apontou a estimativa "Retratos da Leitura no Brasil", realizada em 2015 pela Câmara Brasileira do Livro, que entrevistou 5012 pessoas em cidades de todo o território nacional.

A pesquisa mostrou melhora nos números de leitores no Brasil. Em 2011, 50% se declararam não leitores, isto é, não tinham lido nenhum livro nos últimos três meses. Já em 2015, o percentual de não leitores caiu para 44%, enquanto 56% da população declarou ter lido, inteiro ou em partes, pelo menos um livro no trimestre. O índice também apontou que o brasileiro lê, em média, 4,96 livros por ano, sendo que apenas 2,43 dessas obras foram terminadas.



  • Atividade organizada por escritores canoenses comemorou o Dia do Leitor
    Foto: Paulo Pires/GES
  • "Todas as noites leio algum livro", diz Nara Ribeiro
    Foto: Paulo Pires/GES
  • Na casa de Daniela, todo mundo adora ler
    Foto: Paulo Pires/GES

Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS