Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Difícil de conectar

Canoenses convivem com frequentes problemas no sinal de internet

Transtorno não é exclusivo a uma operadora, diz diretor do Procon Canoas
11/10/2018 10:18 11/10/2018 10:18


Paulo Pires/GES
Problemas com sinal são constantes
Moradores de pelo menos três bairros de Canoas tem convivido com uma rotina bem incômoda: a falta de sinal de internet de qualidade. A contratação e pagamento do serviço não garantem o uso dos dados em localidades como Estância Velha, Igara e Marechal Rondon. 

Além dos problemas verificados em residências, a ausência de sinal prejudica os comerciantes, que acabam tendo problemas para passar cartões e emitir notas fiscais. Mas conforme o Procon Canoas, a dificuldade em usar a franquia contratada não se restringe apenas a esses bairros. "Em geral, o sinal de internet é muito ruim aqui em Canoas e registramos bastante problemas com essa área. O sistema de internet no Brasil é muito atrasado", diz o diretor do Procon, Gilmar Pedruzzi. 

Problemas na própria sede

Segundo Pedruzzi, o problema não se refere a apenas uma operadora. Em um mesmo bairro é possível ter sinal de uma prestadora e não de outra, o que muda conforme a localidade. "A operadora de telefonia acaba jogando muita demanda em um mesmo canal. Esse controle deveria ser feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que não faz. Na verdade teria que restringir a venda de novas linhas", afirma o diretor do Procon Canoas.

Especificamente com relação ao Marechal Rondon, Pedruzzi declara que a região é problemática e conta que o próprio Procon sofre com a situação. "Agora estamos na sede nova, no Marechal Rondon, e aqui realmente é muito ruim o sinal."

O que diz a Anatel

De acordo com a Anatel, os compromissos de cobertura 3G de Vivo, Claro, Oi, Tim e Nextel foram cumpridos aqui em Canoas, e há um "parâmetro mínimo de cobertura para que a agência ateste o cumprimento de que, no mínimo, 80% da área urbana do distrito sede tenha o sinal. Nos demais casos, isto é, municípios onde a oferta da operadora é decorrente de seu próprio interesse, não há compromisso de cobertura mínima". Ainda segundo a Anatel, a cobertura depende de fatores como relevo, construções, localização do usuário e tipo de ambiente. 



Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS