Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Projeto

Adevic promove o 1º curso de capacitação na área de deficiência visual

Aula trata de impressão e produção Braille
10/08/2018 11:52 10/08/2018 11:52


Divulgação
Sala cheia: conhecimento sendo difundido pela entidade aos professores
Professora da escola Ney Gomes, Mara Zounar passou a noite de quarta-feira na sede da Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic) recebendo uma aula prática sobre impressão e produção Braille. "Sou do tempo em que o cego nem frequentava a escola. Ficava em casa quietinho", recorda. "Hoje existe toda uma preocupação com a inclusão no aprendizado que é muito importante", ressaltou Mara, uma das 40 professoras a participar do 1º curso de capacitação para professores na área da Deficiência Visual.

O curso promovido pela Adevic faz parte do projeto Caminhos da Inclusão, cuja meta é difundir conhecimento a professores, orientadores, coordenadores pedagógicos, agentes públicos e estudantes nos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. E nesta primeira turma, veio gente até de Taquari e Triunfo para participar. "Sabemos que hoje existe uma demanda e por isso a importância de difundirmos o conhecimento", destaca Luciane Cabral, gestora de projetos e convênios da Adevic.

Impressora - E por falar em conhecimento, a aula de quarta-feira foi bem operacional, sobre o trabalho com impressoras em Braille. "É que a maioria dos professores sabe que existe, mas poucos têm conhecimento de como transcrever um texto padrão para o formato em que os deficientes visuais entendem", esclarece. "Não é qualquer um que consegue imprimir em relevo, mesmo tendo a impressora na instituição. E isso tudo será bem explicado aqui no curso."

Participação tem que ser maior

Vice-Presidente da Adevic, o professor Eri Domingos da Silva elogiou a participação de 40 professores em sala de aula para acompanhar o projeto. Porém, ele acredita ser preciso que mais gente participe. "Ter a sala cheia de professores é muito bom, mas como o curso é gratuito e abrange vários municípios, a procura tem que ser maior", frisa. "A entidade organizou um calendário com oficinas, cursos de capacitação e seminários. Tudo em módulos bem definidos para facilitar a vida de todo mundo", avisa.

Já conhece a Adevic?

A Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic) é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, com sede na Rua Rio de Janeiro 360, no bairro Mathias Velho. Fundada em agosto de 1996, ela presta atendimento especializado a crianças, jovens e adultos com deficiência visual e a seus familiares, abrangendo Canoas e cidades vizinhas da região metropolitana. O projeto Caminhos da Inclusão é patrocinado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Secretaria Nacional dos Direitos da pessoa com Deficiência, com o apoio do Instituto XXI Canoas e do Unilasalle.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS