Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Copa do Mundo

Álbum de figurinhas tem alunos como craques

Escola no Mato Grande cria brincadeira com o Mundial
09/07/2018 10:41 09/07/2018 10:41


Paulo Pires/GES
Movimentação para a troca de figurinhas foi grande durante o recreio
Sabe aquele álbum de figurinhas lindooooo lançado pela Fifa? É uma verdadeira mania, é verdade. Porém, nem todo mundo tem dinheiro para comprar. Sabendo disso, o professor de Educação Física Matheus Breitenbach, da Escola Municipal Rio Grande do Sul, se cansou de ver alunos tristes por não terem seu álbum de figurinhas. Ao invés de só reclamar da situação do País, do desemprego e da falta de oportunidades, arregaçou as mangas foi lá e fez ele mesmo um álbum para as crianças. Peraí, mas como assim? Não dá para mandar fazer um álbum da Fifa, certo? Claro que não pode. E o professor sabe bem disso. Então ele planejou um álbum no qual os craques são os alunos da instituição. Um golaço.

O lançamento do álbum aconteceu no recreio de quinta-feira da Rio Grande do Sul. E aí já viu né?! Foi aquela confusão entre os alunos na hora de completar o álbum e trocar figurinhas. “Como a gente notou que só duas ou três crianças tinham o álbum oficial da Fifa, pensamos em criar o nosso com cada seleção da Copa do Mundo sendo representada por uma turma”, explica Breitenbach. “Daí distribuímos as figuras e deixamos eles à vontade para trocar até completar um com o outro”, completa. A brincadeira, mais do que sadia, serviu para integrar os alunos.

Faceiros

Aluno do 2º ano, o Antony Domingues estava na maior faceirice com a brincadeira. Com o álbum completo em mãos, exibia com orgulho sua foto. “Ficou muito bonito”, elogiou. Já no pátio, entre uma troca e outra, os alunos do 4º anos “zoavam” uns com os outros de determinada fotografia ou penteado. “Eu devia ter dado outra foto para o sor”, disse, desinibido, Gabriel Querol.

Faz tempo que a escola respira Copa do Mundo

Paulo Pires/GES
Astros da equipe da Inglaterra estavam orgulhosos de se verem no álbum
Foi bacana a iniciativa da escola, mas não foi a primeira. Na verdade, os alunos e professores da Rio Grande do Sul sempre respiraram Copa do Mundo. Basta passear pela quadra de esportes para ver que tudo é pintado fazendo menção ao Mundial de 2014 no Brasil. Além disso, cada jogo da Seleção Brasileira é acompanhado em um telão como se fosse uma grande final. “A gente torce muito mesmo”, conta a vice-diretora Zuleica Brusch. “Ver a Seleção jogando no sofá de casa é legal, agora ver junto com as crianças em um telão é muito mais gostoso.”

Brasil de fora

A reportagem desta página foi feita na quinta-feira, véspera da partida em que o Brasil enfrentou a Bélgica e se despediu do Mundial na Rússia. Então era compreensível a euforia da gurizada com o Mundial. Não deu tempo de voltarmos até a escola, mas dá para imaginar que o clima já não seja mais o mesmo entre a piazada.

E qual seria o custo de toda a brincadeira?

Ao todo, foram 300 alunos do 1º ao 6º ano participando da brincadeira. Cada um deles garantiu a quantia de R$ 3 para ter sua figura no álbum. Quem não pode, por falta de grana, pagar a quantia, a escola deu uma “forcinha.” O custo total foi de pouco mais R$ 1 mil. Fora a trabalheira para transformar cada um dos 300 alunos em figura de álbum. “Não foram gastas horas de sono, mas sim dias”, brinca o professor de Educação Física. “Mas no final valeu a pena. Ver a integração deles e a alegria ao guardarem com carinho uma recordação tão bonita recompensou todo o esforço”, suspira Breitenbach.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS