Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Inscrições até esta sexta-feira

Concurso seleciona melhores fotos amadoras

Repórter fotográfico Paulo Pires dá dicas de como fazer uma boa foto
05/07/2018 10:44 05/07/2018 10:44


Paulo Pires
Concurso de fotografia
Um concurso de fotografia amadora vai eleger as melhores imagens registradas na cidade. As inscrições estão abertas e encerram na próxima sexta-feira. O tema é livre, mas as imagens devem ser captadas em Canoas, de acordo com o regulamento. A orientação é para que também não haja rostos nas fotos.

A ação cultural “O meu olhar de Canoas” vai eleger fotografias que serão publicadas em exposição na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva. Elas também estarão presentes em edição de livro que será lançado pela Prefeitura. Para participar do concurso, alusivo aos 79 anos de Canoas. Vale fazer fotos de arquitetura, paisagens, lugares, imagens cotidianas ou conceituais.

Podem participar moradores de Canoas acima de 18 anos. Uma comissão julgadora vai selecionar 40 fotos, que serão encaminhadas para votação popular nas redes sociais. Cada participante poderá concorrer com apenas uma foto em preto e branco ou colorida. Informações sobre inscrições e o regulamento do concurso pode ser acessado na página: www.canoas.rs.gov.br/concurso-fotografia.

Dicas do fotógrafo

Fernando Lopes/Fernando Lopes/GES
Repórter fotográfico Paulo Pires sugere que o participante passeie pela cidade antes de fotografar
Luz e enquadramento podem definir uma boa imagem. A avaliação é do repórter fotográfico do Diário de Canoas, Paulo Pires, que dá algumas dicas para quem pensa em participar do concurso. “O turno pode influenciar na imagem. Quando escolher o objeto fotografado, deve-se analisar qual é o horário do dia que oferece melhor luz para fotografia”, recomenda.
Observar a cidade é outra sugestão de Pires, que aconselha um passeio pela cidade. “Tem muitos monumentos e paisagens escondidas e de carro passam despercebidas. É importante deixar de apenas apertar o botão, mas fotografar aquilo que gostaria de ver, como se fosse um quadro.”

Para registrar as imagens ousar pode fazer toda a diferença. “Busque diferentes ângulos, sair do convencional”, orienta Pires e ainda alerta para que os candidatos não usem filtros ou manipulem as imagens: “Quem julgar saberá que foi manipulado e o bonito da imagem é a naturalidade.”


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS