Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Alerta

Tabagismo também interfere na fertilidade

Médico alerta que o prejuízo pode ocorrer em mulheres e homens fumantes
13/06/2018 13:50 13/06/2018 13:53

Divulgação
Marcelo Ferreira, ginecologista
Grande parte da população sabe que o cigarro é prejudicial à saúde e grande responsável por diversas doenças, como o câncer. Mas você sabia que o tabagismo pode também trazer prejuízos à fertilidade de homens e mulheres? O ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, Marcelo Ferreira, explica que o cigarro contém mais de 4 mil componentes químicos que afetam a função reprodutiva em vários níveis, com um potencial mutagênico tanto para óvulos quanto para os espermatozoides. A prática ainda causa alterações hormonais, diminuição nas taxas de sucesso na reprodução assistida, além de ser prejudicial à gestação.

“Quanto mais a mulher ou o homem fumam e por mais tempo, maior será o dano. Então, o melhor tratamento é parar o quanto antes de fumar para que estes efeitos sejam menos comprometedores. O importante é o casal ter o conhecimento que o tabaco afeta a fertilidade e, quando presente este hábito, mais precocemente procurar um especialista”, destaca.

Mais chances

Estudos mostram que homens e mulheres fumantes têm três vezes mais chances de sofrerem infertilidade. O ginecologista ainda cita que, no homem, o tabagismo pode alterar a produção de espermatozoides, a qualidade do sêmen e elevar a fragmentação de DNA dos espermatozoides, o que está associado a maior taxa de abortos e de insucesso nos tratamentos.

Já na mulher é responsável por diminuir a reserva ovariana, alterar a motilidade tubária, interferir na divisão das células do embrião, na formação de blastocisto [embrião com cinco a seis dias de vida], no muco cervical, na receptividade do endométrio e prejudicar a implantação do embrião.

Comparações

O médico ainda lembra que, na gravidez, o fumo está associado a maiores taxas de abortamento e gestação ectópica, além de aumentar incidência de restrição de crescimento, descolamento prematuro de placenta, placenta prévia e parto prematuro. “O comprometimento existe, tanto no homem quanto na mulher. O que pode variar é o impacto em cada um. Por exemplo, se duas mulheres fumam a mesma quantidade de cigarros pelo mesmo período, o impacto será maior naquela com mais idade, especialmente com mais de 35 anos.

Outro exemplo: se duas mulheres têm mesma idade e fumam pelo mesmo período, o impacto será maior naquela que tem marcadores da reserva ovariana (que avaliam o potencial do ovário) mais comprometidos. Assim, o que determinará o maior ou menor prejuízo na fertilidade será a quantidade de cigarros fumados, tempo do hábito do tabagismo, idade e variações biológicas individuais. A eleição do tratamento a ser proposto será definida individualmente, considerando o grau de comprometimento.”

Dados preocupantes

- De acordo com o IBGE, o hábito de fumar é estabelecido, na maioria dos casos, na adolescência. O número de mortes por tabagismo será de 7,5 milhões em 2020 de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS.

- A Organização também ressalta que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.

- Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013 revelou que 21,9 milhões (15%) de brasileiros maiores de 18 anos eram usuários de produtos derivados do tabaco.

- A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), de 2015, revelou que 18,4% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental já haviam experimentado algum tipo de cigarro. Na mesma publicação, 26,2% dos estudantes tinham, pelo menos, um dos pais fumantes.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS