Primeiros meses são um período de adaptação tanto para o pequeno quanto para os pais
As mais comuns dão conta dos cuidados com o umbigo, de como dar o banho, como colocar para dormir no berço, as temidas cólicas e a “pega” correta no peito. Tudo isso já faz parte do rol de novidades esperado quando se tem um recém-nascido em casa.
Neonatologista Daniel Dewes
O neonatologista Daniel Dewis, professor do curso de especialização em Terapia Intensiva Neonatal da Universidade Feevale, esclarece mais dúvidas que os pais podem ter com os bebês.
Deformidades
Cabeça pontiaguda
De acordo com Dewes, a deformidade é bem frequente. “O caput succedaneum forma-se devido ao deslocamento de líquido nos tecidos moles. Costuma ocorrer na linha média e sobre as linhas de suturas dos ossos cranianos”, cita. É um problema que desaparece, sem intervenção, na primeira semana de vida e, segundo o professor, não há necessidade de tratamento específico.
Torcicolo congênito
Dewes explica que o bebê pode nascer com o torcicolo congênito, quando há um encurtamento do músculo do pescoço, deixando a criança com a cabeça inclinada para um dos lados. “Como há uma limitação da cabeça progressiva nas primeiras semanas, a fisioterapia está indicada sempre quando for detectado”, destaca.
Manchas mais comuns
Céfalo-hematoma
O céfalo-hematoma, que é um edema macio no couro cabeludo, surge com a ruptura de vasos sanguíneos na hora do parto, formando um hematoma em forma de galo na cabeça. Some, sem tratamento, em um período de um a dois meses.
Eritema tóxico
O eritema tóxico são manchas vermelhas que se parecem com picadas de insetos. “Pode ser observado, ocasionalmente, ao nascimento, embora seja mais comum um ou dois dias depois. Estas lesões vermelhas e em relevo são encontradas mais no tronco do que nas extremidades”, diz o professor. Ele explica que elas desaparecem, sem tratamento, por volta de uma semana de vida.
Hemangioma
Já o hemangioma, segundo Dewes, é uma anormalidade vascular que tem coloração lembrando framboesa e ocorre em até 40% dos recém-nascidos. A maioria regride nos primeiros anos de vida.
Descamação
A descamação da pele do recém-nascido ocorre no decorrer das primeiras semanas de vida e é um efeito natural. "Muitas vezes recorremos à aveia para dar banhos", recomenda o neonatologista.
Cuidado com os mitos
A medicina evolui a cada ano e alguns estudos apontam aquilo que é mais indicado no cuidado com os bebês. A dica passada pela mãe, sogra ou tia nem sempre é o melhor para o pequeno. É fundamental se informar com o pediatra sobre os perigos dentro de casa e cuidar com os medicamentos que podem ser usados antes dos dois anos e as dosagens.
Evite beijos nas mãos
A curiosidade em conhecer o novo integrante da família ou saudade de vê-lo novamente deve ser controlada. Nos primeiros meses, as visitas devem ser restritas e os visitantes precisam respeitar algumas normas, como não beijar nas mãos e no rosto da criança, evitar a visita se estiver doente e lavar bem as mãos com água e sabão ou usar álcool a 70% na forma líquida ou em gel. “Essa higiene é importantíssima. Lavar bem as mãos e o antebraço [até a altura dos cotovelos] ao visitar a mãe e o bebê é medida imprescindível”, cita a enfermeira Adriana Reis.