{$midia.ds_midia}
Segundo ela, o que mais tem saído são casacos-tricô e jaquetões. “Aqui tem a partir de R$ 99 até 199, só que a gente sabe que a mesma em outras lojas saem por R$ 300”, conta Thaís. “O Dia dos Namorados do ano passado acho que foi melhor, mas como ainda tem alguns dias pela frente quem sabe minha opinião muda.” Por enquanto, ao que parece, tem muita gente mais afim de namorar a vitrine e que passar o cartão na maquininha. E olha que as vitrines estão bem enfeitadas e oferecem promoções. Foi assim no sábado pela manhã.
A expectativa é que o efeito “última hora” de confirme e a clientela apareça, surpreendendo, até a terça-feira. Ao mesmo tempo, os lojistas torcem pela permanência do frio, exceto o vendedor de sorvete e de bebidas geladas, claro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), depois da friaca de sábado, a segunda-feira ter máximas de 29 graus e chuva. O Dia dos Namorados terá mínima de 15 e máxima de 22 graus com tempo seco, apesar de encoberto. Já na quarta-feira, apesar do sol, o frio deve voltar, com possibilidade de seis graus de mínima. É sempre bom lembrar do “efeito cebola”: as tardes seguem quentes e no finalzinho do dia, os termômetros voltam lá para baixo. O inverno oficialmente chega só em 21 de junho, uma quinta-feira.
A torcida agora é para que a inadimplência não prejudique a capacidade (e o desejo de compra) dos namorados. Em maio, a Fecomércio-RS registrou recuo no nível de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) se comparado ao mesmo mês do ano passado. Os dados mostram que o percentual ficou em 67,5% (contra 71,1% de 2017). No entanto, na comparação com abril, o indicador sofreu aumento.
Otimismo, apesar de tudo
A Associação Gaúcha do Varejo (AGV) mantém a tradicional confiança, apesar dos reflexos da paralisação dos caminhoneiros, desemprego e falta de dinheiro circulando no mercado: em pesquisa sobre intenção de compra na data, quando questionados sobre como escolher o presente, 65,7% admitiu sondar o(a) companheiro(a) para saber o que gostaria de ganhar. A pretensão de compras é, em sua maioria, por artigos pessoais (40,6%), seguido por algo que seja “a cara dele/a” (25,1%). O valor que será investido para 34,3% é entre R$ 51 e R$ 100 e, para 25,7%, deve ser entre R$ 101 e R$ 150. Outros 19,4% admitiram que gastarão mais de R$ 200 (14,3%, entre R$ 150 e R$ 200).