Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Eugenio Paes Amorim

Redes sociais

"Para mim, a principal vantagem das redes é possibilitar encontros de pessoas que se perderam há muitos anos"
03/06/2018 07:00

Eugenio Amorim é promotor de Justiça
epa1966@hotmail.com

Hoje vou tratar de um tema da modernidade: as chamadas redes sociais, as ocorrências que elas proporcionam, suas vantagens e desvantagens. Existem pessoas que ficam constantemente ligadas às redes sociais e outras que simplesmente as abominam. De parte a parte, ouvem-se elogios e críticas à moderna forma de relacionamento social.

Aqueles que se posicionam a favor, enumeram algumas vantagens consideráveis, como, por exemplo, o fato de que, com seu advento, movimentos sociais contra desmandos de órgãos e agentes públicos são muito mais divulgados e cobrados. Também dizem, com razão igual, que, através das redes, as pessoas podem se organizar mais fácil e rapidamente na tomada de qualquer medida de interesse geral. Ainda há quem diga que o correr dos fatos pelos smartphones faz circular mais cultura e informação, sendo instrumento mesmo de educação dos menos iluminados.

Para mim, a principal vantagem das redes é possibilitar encontros de pessoas que se perderam há muitos anos – talvez na infância e adolescência –, de outras que estão fisicamente muito longe, ou, como já me aconteceu, de ganhar amigos maravilhosos através da tela do celular.

De outra parte, e também com suas razões, os críticos enumeram uma série de desvantagens. A primeira delas, obviamente, é de que o mexe-mexe no celular – que minha mãe chama de “dedinho” – afasta pessoas muito próximas, que deixam de conversar e se olhar nos olhos porque ficam ligados no celular como zumbis.

Também é considerável a crítica que diz com o hábito, cada vez mais visto, de condutores de veículos usarem o celular ao mesmo tempo em que dirigem, o que pode provocar graves danos e até mortes.

Em contraposição a uma das ditas vantagens, diz-se que as redes sociais também fomentam a divulgação de muitas notícias falsas e de dados inverídicos, o que colaboraria fortemente para mais ignorância do povo.

A exposição das pessoas e de seus familiares também é um grave problema. Através das informações que postamos podemos estar sendo observados por criminosos ou simplesmente pessoas que nos queiram prejudicar e que podem agir a partir destes informes.

Lastimáveis, também, as constantes posturas de pessoas covardes que se utilizam das redes sociais para criticar e julgar sem conhecer fatos e ofender ou agredir pessoas as quais não teriam a mesma coragem de acusação no cara a cara.

Como me posiciono? No meio. Há vantagens e desvantagens. E assim como o problema do trânsito não é o carro ou o da violência não são as armas, a questão é quem usa e como são usadas as redes sociais. Bem usadas e com parcimônia, são um avanço nas relações sociais. Do contrário, podem ser trágicas.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS