Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Entenda os sintomas

Você sabe como diferenciar a artrite e a tendinite?

Especialista em mão destaca a necessidade de um diagnóstico exato para os casos
18/05/2018 11:01 18/05/2018 11:06

Erik Carvalho, traumatologista Dor, dificuldade de movimentar os membros superiores e até mesmo inchaço são sinais de que algo não anda bem, mas o que será, artrite ou tendinite? De acordo com o médico traumatologista, especialista em mão, Erik de Carvalho, os sintomas são semelhantes, por isso é fácil confundir.

“As duas causam inchaço e dores que podem ser agravadas pelo movimento excessivo e inadequado e podem atingir as mesmas regiões do corpo. Também estão relacionadas à inflamação da área, podendo causar calor, rigidez e perda de mobilidade. Contudo, ao contrário da tendinite, a artrite não causa inflamação no tendão e sim nas articulações, as conhecidas “juntas”, entre dois ossos”, afirma.

Diagnóstico

O especialista alerta também sobre a importância do diagnóstico correto. “O diagnóstico precisa ser exato e preferencialmente rápido, para que o paciente possa ter mais qualidade de vida e não fique com o membro comprometido por muito tempo, além disso, no caso da artrite reumatoide, o acompanhamento deve envolver duas especialidades. O reumatologista para tratamento da doença, por meio medicamentoso e o cirurgião de mão, nos casos avançados.

Sintomas da tendinite

A sensação de dor ocorre normalmente na região onde o tendão se liga ao osso e geralmente se manifesta da seguinte forma:

- Dor no momento do movimento da área afetada;
- Inchaço; 
- Região pode ficar quente e avermelhada;
- Um caroço que se desenvolve ao longo do tendão.

Tratamento para a tendinite

É indicado que o paciente descanse o membro afetado. Compressas de gelo, medicações, fisioterapia e até mesmo a cirurgia podem ser alternativas de tratamento.

Sintomas da artrite

- Dor nas articulações;
- Inchaço;
- Travamento, dificuldade de movimentar, principalmente mãos e punhos.

Tratamento da artrite

O tratamento é medicamentoso, com remédios que podem baixar um pouco a imunidade do paciente. Não tratar ou atrasar o tratamento pode causar sequelas irreversíveis ao paciente.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS