Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Educação

Canoas e Nova Santa Rita são referências no EJA

Municípios foram citados pelo MEC como exemplos para outros
16/05/2018 10:42 16/05/2018 10:42


Leandro Domingos/GES-ESPECIAL
Trabalhando muito: equipe que coordena o EJA planeja tudo
Amauri Costa não conseguiu terminar os estudos. Parou na adolescência, aos 15 anos. É que ele precisava trabalhar para ajudar em casa. Hoje com 30, retomou os estudos através do EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Faz tempo que eu queria voltar, mas só agora deu”, diz. “Agora estou trabalhando, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã. É melhor estar preparado”, observa. Está certo o Amauri. E outros 2.268 alunos que atualmente estão matriculados no EJA do município também estão. Afinal, nunca é tarde demais para aprender. Ainda mais em uma terra que se tornou referência no EJA para outros municípios. Pelo menos é o que apontou o Ministério da Educação (MEC), que mandou fiscais até o município para atestar o trabalho que vem sendo feito na cidade. São 20 escolas e 70 turmas trabalhando dia e noite por um ensino de

Projeto vitorioso deu visibilidade

Gestora do EJA em Canoas, Valéria Farias ressalta o projeto Educação Cidadã como uma vitória exclusiva do município. “Através do projeto, conseguimos uma visibilidade extremamente positiva no uso de recursos do Governo Federal”, conta. “De forma que outros municípios estão ligando para Canoas a fim de copiar nosso modelo”, completa. “Isso nos deixa com o maior orgulho.”

Elogio também a Santa Rita

Diretora do Ministério da Educação, Tânia Oliveira veio de Brasília para o Estado no mês passado. Passou primeiro em Canoas, onde ratificou a qualidade do EJA. Aproveitou também para passar por Nova Santa Rita, onde destacou especialmente o trabalho que é feito na educação inclusiva. “Em Nova Santa Rita verificamos boas práticas na aplicação destes recursos, o que significou em aumento de matrículas no EJA, o que é uma política inclusiva”, disse.

Pioneiro

Também uma assessora pedagógica na equipe do EJA, Sandra Frozza argumenta que a qualidade do ensino que é oferecida tem feito cada vez mais alunos procurarem a rede. “Projetos como o da educação semipresencial, que foi implantado no ano passado na escola Erna Würth fazem com que a procura aumente muito.” A inovação do EJA à distância ganhou destaque na edição do Diário de Canoas de 23 de outubro do ano passado, quando teve início a formação para alunos tanto adolescentes quanto adultos.

Informações

Os canoenses que quiserem saber mais sobre o EJA devem ligar direto para a Secretaria Municipal de Educação no 3425-7701, opção 8. Já os moradores de Nova Santa devem contatar a administração municipal pelo 3479-2141.



Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS