Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE

Corsan poderá cobrar taxa de esgoto de quem não fizer ligação na rede

Ação deve reduzir impactos ambientais com esgoto doméstico
07/03/2018 09:15 07/03/2018 09:15


Paulo Pires/GES-Arquivo
Cobrança será feita nas regiões de Canoas onde foi construída a rede coletora
Não é necessário dizer que os esgotos domésticos são os maiores poluidores dos rios nas grandes cidades, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nesse sentido, é grande o esforço de entidades públicas, inclusive a Corsan, em garantir a coleta e o tratamento dos esgotos das residências. Alguns bairros de Canoas já possuem esse serviço, no entanto, não são todos os imóveis que estão ligados a essa rede.

Dessa forma, a Corsan, com apoio da Prefeitura de Canoas, formalizou ontem, o início de uma campanha que irá notificar cerca de nove mil imóveis para que conectem na rede de esgoto, que está disponível nas proximidades das residências ou estabelecimentos. As notificações irão iniciar no próximo dia 8 de abril, e os proprietários terão até 120 dias para fazer a ligação junto a rede, para não serem taxados.

A empresa pública tem parceria e amparo do Ministério Público para poder cobrar a taxa de esgoto onde a rede é oferecida, mesmo de quem não está ligado à ela. Com isso, a Corsan vem realizando uma campanha de divulgação e oferece descontos na taxa de ligação conforme os prazos da notificação. Quanto mais cedo você se conectar, maior será o desconto. Famílias de baixa renda serão isentadas da tarifa de ligação.

A medida tem vários objetivos, o mais importante é sobre o impacto ambiental. O cálculo base é de que uma pessoa gere uma média de 100 litros de esgoto por dia. Outro fator é que ao se tratar o esgoto, a água volta limpa ao meio ambiente, exigindo menos trabalho para o tratamento para deixar a água potável.

Entenda o caso

Segundo o responsável pela campanha da Corsan, Savio Fernando Scherer, os proprietários devem receber a notificação da empresa, pois indica que o imóvel está em um local coberto pela rede. “Após a chegada do aviso, o morador deverá deixar a sua tubulação pronta para que o serviço de ligação da Corsan venha e faça a conexão junto à rede. É sobre esse serviço que tem a taxa, que em média custa R$ 40,00. O desconto desse valor pode ser de até 75%, quanto mais próxima for a instalação da data da notificação”.

Passado o prazo dos 120 dias sem haver a ligação, a Corsan passará a cobrar a taxa de esgoto, como se o serviço fosse prestado. O valor de cálculo da taxa corresponde há 70% do valor do consumo de água e o valor excedente como uma multa poderá ser de até 100%, caso o proprietário resista em não fazer a ligação.

A preparação do encanamento dentro dos imóveis pode ser feita por qualquer profissional de hidráulica ou até mesmo pelo proprietário. Para orientar esse serviço, a Corsan irá disponibilizar uma cartilha dando todas as instruções de como proceder e quais materiais devem ser utilizados. A cartilha já está disponível no site www.corsan.com.br.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS