Jornais
FECHAR
  • Jornal NH
  • Jornal VS
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 07/09/2015 - 16h10
Última atualização em 07/09/2015 - 18h09

Mais de 500 pinguins são encontrados mortos no litoral gaúcho

Os animais serão recolhidos nesta terça-feira (8) pelas prefeitura das praias onde os animais foram encontrados.

Foto: Divulgação
Pinguins foram encontrados na orla entre as praias de Imbé e Quintão
Cerca de 545 pinguins foram encontrados mortos na manhã desta segunda-feira (7) no litoral gaúcho entre as praias de Imara (pertencente ao município de Imbé) e Quintão. De acordo com o sargento da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), Diexon Vainer Rodrigues da Fonseca, os animais foram vistos durante o patrulhamento da manhã, entre 8 horas e 10h30. Segundo ele, não havia nenhum sinal de óleo ou sujeira sobre a pele para indicar a provável causa da morte. Essa é a primeira vez que a equipe encontra tantos pinguins mortos, de uma só vez, na orla gaúcha. 

Ainda de acordo com Fonseca, os animais serão recolhidos nesta terça-feira (8) pelas prefeitura das praias onde os animais foram encontrados. "É delas essa responsabilidade", comenta.

O sargento orienta a população que não encoste ou pegue os animais no colo, pois podem transmitir doenças. Ao encontrar um animal morto na praia, a indicação é entrar em contato com a Patram pelo telefone (51) 36661-4620.
 
O mesmo vale para animais encontrados vivos na areia. "Leões marinhos ou lobos do mar tem por hábito descansar alguns dias na praia após uma longa viagem. Se as pessoas os colocam de volta no mar, só estão prejudicando os animais", ressalta Fonseca.

Publicidade