sexta-feira,
30 de julho de 2010
  Canoas
Chove e esfria
 
MÁX: 21º
MIN: 11º
Twitter
Últimas
Cidades / Região
Ensino
Geral
Meio Ambiente
Mercado
Polícia
Tecnologia
E TAMBÉM
Gourmet
Turismo
Decoração
Viver com Saúde
Motores
Tecno
Esportes
Principal
Últimas Notícias
Regional
Estadual
Nacional
Internacional
Corneteia, torcedor!
  Notícias /Geral
Variedades | terça-feira, 6 de janeiro de 2009 - 14h35
Biografia em quadrinhos de Obama chega à terceira edição
Gibi conta a história do presidente americano eleito, desde sua infância até a disputa presidencial.
Agência Estado
Comente esta notícia | Letra 
Estados Unidos - O mito do Super-Obama também colou nos quadrinhos. O livro Presidential Material - Barack Obama, biografia em quadrinhos do presidente americano eleito, foi lançado em outubro nos Estados Unidos pela editora IDW e teve sua primeira edição rapidamente esgotada.

Está esgotando também a segunda edição, que chegou às lojas no dia 3 de dezembro, agora com um selo presidencial prateado na capa. Nas lojas Midtown Comics de Nova York, os escaninhos que vendem a HQ só têm uma ou outra revista à disposição.

"A procura pelo álbum de Obama ultrapassou as expectativas por uma larga margem. Embora tenha tido uma edição alentada, está esgotada agora e estamos voltando à gráfica. Isso tem sido muito excitante para nós e estamos deliciados que o álbum tenha conseguido capturar a imaginação do público", comemorou Scott Dunbier, editor de projetos especiais da IDW. O gibi tem um tom patriótico e se baseia nas biografias e entrevistas de Obama e tem texto de Jeff Mariotte, desenhos de Tom Morgan capa de J. Scott Campbell.

A histórica começa com a Superterça em que Obama enfrentou nas urnas sua oponente no Partido Democrata, Hillary Clinton. Então, voa para o início de sua história, a infância no Havaí, criado pela mãe, Ann Stanley, após ter sido abandonado pelo pai queniano, Barack Obama. De lá, a história segue para Jacarta, onde ele viveu com a mãe, e onde ela casou com Lolo Soetoro, da Universidade do Havaí.

Com a instabilidade política em Jacarta, Ann manda o jovem Obama de volta para o Havaí, onde ele viverá com seus avós e sentirá os primeiros preconceitos de raça. Zombado pelos colegas de classe, que quiseram até saber se seus ancestrais comiam gente na África, Obama se torna um jovem um tanto rebelde, com sua perspectiva de futuro marcada por incerteza e frustração. Um jovem que, na adolescência, vai experimentar "cigarro, álcool, maconha e cocaína", e sente na pele qual é a diferença entre ser branco e ser negro na América.

Tudo isso está no gibi. Obama escreveria mais tarde: "Eu escolhi meus amigos cuidadosamente. Os mais ativos estudantes negros. Os estudantes estrangeiros. Os chicanos. Os professores marxistas e as feministas estruturalistas e os poetas que faziam performance de punk rock. Nós fumávamos e vestíamos jaquetas de couro. À noite, nos dormitórios, nós discutíamos neocolonialismo, Frantz Fanon, eurocentrismo, e patriarcalismo. Quando jogávamos bitucas de cigarro no carpete ou elevávamos tão alto o toca-discos que as paredes tremiam, nós estávamos resistindo às convenções da sociedade burguesa. Nós não éramos indiferentes ou temerosos ou inseguros. Nós éramos alienados."

Depois da faculdade, um adulto Obama teve de ganhar a vida, e marchou para Chicago, onde trabalhou no Developing Communities Project, organizando demandas sociais. Foi ali que ele conheceu o controverso reverendo Jeremiah Wright, que o levou a integrar a Trinity United Church of Christ.

O gibi narra o retorno de Obama ao Quênia, após a morte dos seus pais. Os autores narram essa passagem como um verdadeiro comic book, com Obama tomando sua decisão de combater a desigualdade social como um "Fantasma", de Lee Falk, jurando com a caveira na mão que iria devotar sua vida ao combate de toda injustiça.

É uma forma leve e romanceada de se apresentar o grande personagem político do momento. Como qualquer outro herói de papel americano, Obama soube construir seu mito com cuidado e até com certa sinceridade.

Tags/ palavras-chave:política, Obama, morte, Estados Unidos, professores, vida, Barack Obama, maconha, rock, pais, mãe, pai
ComenteComente ImprimirImprimir Enviar por e-mailEnviar por e-mail RSSRSS
Links patrocinados
SOLAR MARTINS - Edif 100% rev c/ porcelanato,
2e3 dorms, salão de festas, 2 elevadores.
60x p/pagar. F:(51)3625.2223 | 3665.5525
Tecidos para estofados e cortinas
(51) 3066-8554
   
RSS - Notícias
Siga o Diário de Canoas no Twitter
Publicidade
Sites: Grupo Sinos | Jornal NH | Jornal VS | ABC Domingo | Jornal de Gramado | ABC Classificados | Rádio ABC 900 AM | Ziptop | BahDigital | exclusivo
Diário de Canoas/Serviços: Assine | prove e aprove | Programa de Fidelidade Ganhe Mais | Fale Conosco | RSS | PROMOÇÕES
© 2010 Grupo Sinos
Todos os direitos reservados. All rights reserved.