Saúde - 16/03/2010 16h04
Atualizado em 10/04/2011 22h26

Esteio conta com laboratório próprio para identificar mosquito da dengue

Município segue sem registro de Aedes Aegypti após a análise de mais de 600 larvas.


COMPARTILHE: Indique Orkut

Da Redação

São Leopoldo  - O setor de Vigilância Ambiental de Esteio está capacitado, desde 2008, para realizar identificação das larvas de mosquito da dengue. O laboratório de entomologia, localizado no Centro de Vigilância em Saúde (Av. Dom Pedro, 238 - Centro) está equipado com microscópio e estereoscópico (que possibilita também a identificação de mosquito adulto), materiais essenciais que garantem a execução do trabalho.

Conforme a bióloga responsável pela Coordenação de Vigilância em Saúde, Maria Ceci Botelho Salcedo, este laboratório é muito importante, pois agiliza a resposta da análise, principalmente em caso de resultado positivo. Desse modo, a neutralização do foco se torna mais eficaz. "Antes, quando a identificação era feita pelo LACEN, o retorno era demorado devido ao grande número de análises que o laboratório do Estado precisa realizar", constata.

O responsável pelo laboratório de entomologia de Esteio é o fiscal sanitário André Luiz da Rosa Vanti, que recebeu treinamento do Laboratório Central do Estado (LACEN). Ele informa que a população pode encaminhar amostras de mosquito adulto para análise, porém, salienta a necessidade do corpo do inseto estar o mais intacto possível. "Cerca de 80% do material que chega não pode ser analisado porque está esmagado, com o corpo danificado", observa.

Esteio permanece sem registro de mosquito Aedes Aegypti

Com as altas temperaturas e freqüentes chuvas o número de amostras coletadas aumentou. Em janeiro e fevereiro, cerca de 600 larvas de mosquitos foram analisadas. Até o momento, nenhuma foi identificada como sendo do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Nenhuma análise foi dada como incorreta, tendo em vista supervisão do LACEN, que solicita encaminhamento dos relatórios e 10% das amostras verificadas.

As larvas são coletadas semanalmente nas 81 armadilhas estrategicamente distribuídas pelo município e em alguns locais que também são vistoriados quinzenalmente pela equipe da Vigilância Ambiental. Dentre eles estão as borracharias, cemitérios, floriculturas e os comércios de materiais de construção. O desenvolvimento do trabalho segue as normas técnicas federais.

Tags/ palavras-chave:
Esteio , chuva , trabalho , saúde , temperatura , cultura , dengue



0 Comentários
Email:

Comentário
Caracteres restantes:
Concordo com os termos de uso.
Fechar termo
segurança

Não consegue ler a imagem? Clique nela para gerar outra.
Digite o código ao lado
* todos os campos são obrigatórios.
DE
* Nome
* E-mail
* Comentário
Caracteres restantes: 300
PARA
* Nome
* E-mail
segurança
Digite o código ao lado
* campos de preenchimento obrigatório.
Obrigado, seu comentário foi confirmado com sucesso.
Aguarde, que em breve, após moderação seu comentário será liberado.

Publicidade