Nova Santa Rita - A partir da suspeita de fraude nos pleitos municipais de Nova Santa Rita em 2004 e 2008, o promotor Amilcar Macedo pretende pedir nesta semana a revisão do número de eleitores no município. Ontem o Ministério Público ofereceu denúncia contra 10 pessoas, acusadas de envolvimento em crime eleitoral.
Entre os denunciados está o ex-prefeito Amilton Amorim, o irmão dele e ex-vereador Carlos Diogo Amorim e o também ex-vereador Cláudio da Mota Lopes - dois ex-presidentes da Câmara. Aparecem ainda os nomes do atual vice-prefeito, Vitor Antônio de Oliveira, o Juca, e o de sua esposa, Gisele de Oliveira.
De acordo com o promotor, não há possibilidade de anulação da eleição. No caso
de 2008, envolveria falsificação e injúria. E sobre o pleito de 2004, nada pode ser feito. "O que pode acontecer é o vice (Juca), se condenado, perder o cargo, assim como o oficial de Justiça (Claudinho)", explica, destacando ainda que o nome do atual prefeito Francisco Brandão em nenhum momento apareceu na investigação.
Edição falsa de jornal
A outra denúncia da Promotoria se refere à eleição de 2008, também à Prefeitura. De acordo com o MP, Vitor Oliveira, o Juca, candidato a vice na chapa do atual prefeito Chico Brandão, e Claudinho, que buscava se reeleger à Câmara, produziram uma versão falsa do semanário da cidade. Nele, constava uma falsa cassação da candidatura do prefeito Amilton Amorim e uma falsa pesquisa eleitoral. O material foi distribuído no município.
Pessoas foram flagradas distribuindo os jornais falsos defronte à casa do candidato a vice. Ainda de acordo com o MP, Juca e sua esposa Gisele teriam impedido que populares e policiais militares apreendessem os jornais que estavam no veículo, tentando escondê-los na residência. No caso de Claudinho, uma pessoa próxima a ele teria o ajudado a esconder o material.
Inscrições suspeitas em Nova Santa Rita
A primeira denúncia remete ao pleito municipal de 2004. Conforme o MP, o então candidato a prefeito Amilton Amorim, com o irmão Carlos Diogo Amorim e Cládio
da Mota Lopes, o Claudinho, ambos candidatos à Câmara de Vereadores,
inscreveram de forma fraudulenta na 170ª Zona Eleitoral, através de documentos falsos, eleitores humildes de outras cidades da Região Metropolitana em troca de ranchos, churrascos, bens e serviços. Eles teriam recebido, inclusive, transporte para deslocamento até Nova Santa Rita no dia da eleição para votarem nos candidatos indicados.
Segundo o promotor Amilcar Macedo, como a estratégia deu certo e todos foram eleitos, Claudinho teria repetido a estratégia em sua campanha para deputado estadual, em 2006. O MP aponta que diversos eleitores receberam benefícios diretamente do então candidato, que teria oferecido almoço a eles em sua casa.
Brandão defende o vice
O prefeito Chico Brandão diz confiar no seu vice e atribui as denúncias aos adversários, principalmente em função do clima tenso que predominou durante a campanha eleitoral. Na sua visão, é preciso apurar a fundo quem mandou fazer e quem pagou pelo material. "Não acredito. Conheço o Juca há 20 anos. É uma pessoa honesta, que jamais faria isso. Temque ser apurado. Quem tiver que ser punido, que seja punido", destaca.
Infrações
Em relação à eleição de 2004, Amilton Amorim, Carlos Diogo Amorim e Cláudio da Mota Lopes foram denunciados por associação criminosa e oferecimento de vantagens em troca de votos. Do pleito de 2008, Gisele de Oliveira, Vitor de Oliveira e Cláudio da Mota Lopes foram denunciados por associação criminosa e uso de documentos falsificados ou alterados. Juca e Claudinho também foram enquadrados por calúnia visando a fins de propaganda eleitoral e falsificação de documento.