Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PARA VISITAR

Exposição de Igrejinha reúne colecionadores de todo Estado a partir de sexta-feira

Sétima edição da Colecionarte, que ocorre até domingo, reunirá as mais variadas e inusitadas coleções

Por Susi Mello
Publicado em: 12.05.2022 às 03:00 Última atualização: 12.05.2022 às 17:11

Durante três dias, cerca de 60 colecionadores de todo o Estado estarão no 7º Colecionarte de Igrejinha. O evento presencial, que reunirá diferentes tipos de coleções para exposição - desde cartões telefônicos até automóveis - ocorre na sexta-feira (13) e no sábado (14) das 9 às 19 horas, e no domingo (15) das 9 às 17 horas.

Secretário de Turismo de Igrejinha, Juliano Müller, e prefeito do município, Leandro Horlle
Secretário de Turismo de Igrejinha, Juliano Müller, e prefeito do município, Leandro Horlle Foto: Susi Mello/GES-Especial
A exposição será no ginásio do Parque de Eventos Almiro Grings, o Parque da Oktoberfest de Igrejinha, e terá entrada gratuita. Com espaço kids, praça de alimentação, coleções diversas, entre outras atrações, a edição marca a retomada presencial do evento.

O Colecionarte, realizado pela prefeitura em parceria com a Associação dos Amigos da Cultura, História e Colecionismo (Asachic), é um oportunidade de ficar diante de itens que marcaram épocas, histórias e lugares.

"O Colecionarte, que integra a programação de aniversário de Igrejinha, traz expositores da própria cidade, da região e do Estado, desde pequenas coleções até coleções de itens maiores", explica o prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, que esteve ontem na Rádio ABC 103.3 FM e Jornal NH, com o secretário de Turismo, Juliano Müller.

"Uma criança que nos visite, que esteja no evento, depois chega em casas e diz para o pai dele que aquele artigo que o avô dizia que existia e não conhecia, está à disposição para ser visto, seja um selo, um recipiente que guardava o sabonete, ou latas onde se guardavam biscoitos. Traz a memória afetiva às pessoas", sublinha Müller.

Atrações

No sábado haverá a presença institucional do Tcherveja, o Clube Gaúcho de Colecionáveis de Cerveja, com diversos tipos de itens que divulguem marcas da bebida em todo o mundo. As plantas e o meio ambiente também terão espaço através de orquídeas, bonsai (miniaturas de árvores) e suiseki (miniaturas de formações rochosas).

O professor Gelson Weschenfelder, o "filósofo dos quadrinhos", reconhecido nacionalmente por seu trabalho sobre os heróis da ficção como balizadores do pensamento e do comportamento contemporâneos, estará expondo algumas de suas coleções.

Leilão, troca e venda

Além da exposição, acrescenta o secretário de Turismo, terá um momento que ocorre leilão e troca de objetos. Para quem tem curiosidade e se interesse por algo, haverá vendas. "É importante porque estaremos semeando um novo colecionador."

Confira as atrações

Entre os itens que serão expostos estão desde cartões telefônicos até coleções de carros. Ainda será possível ficar frente a frente com viaturas históricas, artigos ligados à franquia Star Wars, como miniaturas, cosplayers, suvenires, itens que divulgam marcas da bebida em todo o mundo, heróis da ficção, principalmente quadrinhos, cinema e jogos.

"Esse 'bando de malucos' traz mais de um tipo de coleção. É o fantástico e curioso mundo do colecionismo em Igrejinha", sublinha Müller. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.