Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas Outubro Rosa

Selo da vitória coroa nova fase na vida de mulheres

Ong oferece tatuagem estética para quem teve câncer de mama

Por Shállon Teobaldo
Publicado em: 27.10.2021 às 03:00

O desafio de enfrentar o câncer de mama não passa apenas pela saúde do corpo, mas também da alma. Somente em 2020, foram registrados 66.280 novos casos da doença no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Micropigmentação da aréola é feita por voluntárias da Amigas do Peito
Micropigmentação da aréola é feita por voluntárias da Amigas do Peito Foto: PAULO PIRES/GES
A perda do cabelo, sobrancelha e dos próprios seios mexe com a autoestima das mulheres. Para auxiliar no processo de recuperação e coroar o fim dos tratamentos, a Ong Amigas do Peito, criada em Cachoeirinha, oferece gratuitamente o redesenho da aréola da mama por meio de micropigmentação, também conhecida como tatuagem estética.

Incluída nas ações do Outubro Rosa de Canoas, por meio da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCCC), a reconstrução foi feita em cinco mulheres na manhã desta terça-feira (26).

"É o selo da vitória, um sinal de cura, de que os tratamentos acabaram e inicia-se uma nova fase da vida, novamente completa", comenta a idealizadora do projeto, a micropigmentadora Marcia Brasil.

A tatuagem só pode ser feita seis meses após o fim dos tratamentos médicos.

SUS

O serviço é oferecido para pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e faz, além das aréolas, também o desenho das sobrancelhas.

Em Canoas, as mulheres podem procurar a Liga pelas redes sociais ou pelo telefone (51) 99516-9129, que funciona anexa ao Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), para solicitar os procedimentos.

Maquiagem

Para completar o dia de reconstrução, uma consultora Mary Kay também maquiou gratuitamente as vitoriosas que passaram pelas mãos de Marcia.

"Não tive câncer, mas me identifico com a causa, principalmente por ser mulher. Minha sogra enfrentou essa doença e acompanhei de perto o quão desafiador é. Admiro muito o trabalho da Liga, por isso resolvi oferecer esse mimo para as mulheres", enfatiza a maquiadora Viviane Hass.

"Meu sonho é viver"

Simone Fagundo, 50 anos, venceu o câncer de mama. Sem histórico na família, a coordenadora administrativa, moradora do Fátima, descobriu o tumor na mama direita após os exames de rotina.

Vitoriosas também ganharam maquiagem
Vitoriosas também ganharam maquiagem Foto: PAULO PIRES/GES
"Há cerca de três anos, fui fazer o preventivo e encaminhei a mamografia. Pelo SUS demorou, e fiz apenas um ano depois. Logo depois da ecografia, quando o médico percebeu alteração, já fui encaminhada para tratamento no Graças", conta ela.

As primeiras semanas foram mais difíceis, especialmente pelo isolamento da pandemia, mas com a força do marido, filhos e mãe, Simone se reergueu para lutar e relembra que não teve medo de morrer.

Foi necessária cirurgia de mastectomia, colocação de prótese e quimioterapia. Em remissão, Simone faz agora tratamento apenas com um medicamento, que deve tomar por cinco anos. Com a aréola redesenhada, se sente completa para seguir adiante.

"Meu maior sonho é viver, de forma mais leve, valorizando cada momento e as pessoas que me amam", ressalta ela, complementando: "Sou muito grata a todos os profissionais que cuidaram de mim no Graças, foi tudo perfeito".

Cuidado e prevenção

 26/10/2021 LIGA COMBATE AO CÂNCER - RECONSTRUÇÃO DE ARÉOLAS
26/10/2021 LIGA COMBATE AO CÂNCER - RECONSTRUÇÃO DE ARÉOLAS Foto: FOTOS PAULO PIRES/GES
Além da tatuagem, a Amigas do Peito também oferece empréstimo de perucas, atendimento psicológico, orientação jurídica, doação de lenços e subsídio de exames de imagem com requisição do SUS de Cachoeirinha para mulheres de baixa renda, a fim de auxiliar no processo de cuidado e prevenção. "Sonhei com uma fila de mulheres que precisavam da micropigmentação e não tinha gente para atender, por isso resolvi criar a Ong. Já atendemos 60 mulheres e temos capacidade para mais, mas é preciso que as Ligas e responsáveis de saúde dos municípios divulguem o serviço", explica Marcia. Mais informações sobre o projeto no site www.amigasdopeitors.com.br e no Instagram @amigasdopeitors.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.