Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas Segurança

Pelo menos um carro roubado é recuperado por dia em Canoas

Foram 312 encontrados após o crime e devolvidos aos donos, conforme a Brigada Militar, só neste ano

Publicado em: 26.10.2021 às 03:00 Última atualização: 27.10.2021 às 08:35

Em média, 60% dos veículos roubados em Canoas são recuperados e devolvidos aos donos. Em 2021, de janeiro a setembro, conforme o 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), 312 foram encontrados. A BM contabilizou pelo menos um veículo localizado por dia neste ano. E não apenas em Canoas.

Barreiras promovidas pela Brigada nos finais de tarde em Canoas têm garantido resultado
Barreiras promovidas pela Brigada nos finais de tarde em Canoas têm garantido resultado Foto: BRIGADA MILITAR/DIVULGAÇÃO
Conforme o apontamento da Brigada, os veículos roubados no município são levados para Esteio, Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia e São Leopoldo. Por ser o destino mais próximo, Esteio tem vigilância reforçada durante as operações.

A Estrada do Nazário, antes considerada pelas autoridades policiais como principal rota de fuga dos criminosos, hoje é constantemente vigiada, o que garante reduzir o índice de roubos.

Ajuda da tecnologia

Nos primeiros nove meses do ano, um total de 535 veículos foram levados da cidade por criminosos. Deste total, 179 acabaram roubados e 356 se tornaram objeto de furtos, cometidos na ausência do proprietário.

Na avaliação do tenente-coronel Jorge Dirceu Filho, responsável por organizar o policiamento ostensivo da Brigada em Canoas, as barreiras, operações, além do uso de GPS e câmeras de monitoramento, têm auxiliado nos bons resultados.

A integração da Brigada Militar de Canoas com os municípios vizinhos também tem ajudado, tanto na redução dos crimes quanto na localização dos veículos roubados e abandonados para "esfriar" em cidades limítrofe.

"Já existia uma parceria com o batalhão de Esteio", aponta. "Agora, temos feito ações em conjunto com Cachoeirinha também. Todas estas ações e ferramentas contribuem para redução e, por vezes, aqueles crimes que não evitamos, conseguimos recuperar em seguida", explica.

À frente da Secretaria Municipal de Segurança de Canoas, o delegado Emerson Wendt acredita que o número de roubos vai diminuir mais, graças à ampliação do cercamento eletrônico.

Nesta etapa, o projeto prevê o cercamento interno. Serão elencadas vias consideradas cruciais, onde serão instaladas mais 24 câmeras capazes de detectar a presença de veículos roubados ou furtados. "Hoje as câmeras nos avisam quando um veículo em situação de roubo entra ou sai de Canoas", aponta o delegado. "O reforço será maior quando tivermos um circuito interno nos informando dos crimes cometidos nos bairros. Então, os criminosos não vão conseguir sair da cidade".

Mapeamento estratégico

O comandante Dirceu destaca que a luta pela redução dos números continua. O mapeamento de pontos-chave tem garantido à corporação posicionar homens e viaturas em lugares considerados estratégicos para coibir os crimes. "Estamos conseguindo posicionar o nosso pessoal de maneira a fechar Canoas até quatro vezes por semana. A estratégia tem funcionado e a redução dos crimes é bastante significativa".

Cercamento garantido

Ao todo, Canoas possui 40 câmeras formando o cercamento eletrônico. São 18 pontos somente nos limites do município com outras cidades. O sistema identifica placas de veículos furtados ou roubados através da base de dados do Detran e um alerta é emitido para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que, imediatamente, aciona a Guarda Municipal ou uma guarnição da Brigada Militar.

"Os números não param de cair", diz secretário

Após nove meses de 2021, Canoas continua apresentando números de redução nos crimes de furto e roubos de veículos que estão entre os mais baixos da última década. Observatório de Segurança Pública apontou uma queda no roubo de veículos na ordem de 45,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. A redução nos crimes de furto é menor, permanecendo em 2,4%. Para se ter uma ideia da redução, basta saber que, somente em 2019, 684 veículos foram roubados na cidade. Eram quase dois crimes por dia, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança. Este número caiu quase pela metade em 2020, quando 385 acabaram roubados. Deve fechar o ano com a mesma proporção. "Os números não param de cair", ressaltou Emerson Wendt.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.