Mundo - 09/03/2010 18h56
Atualizado em 10/04/2011 22h26

Governo chileno alerta para risco de doenças em zona devastada

Região de Bío-Bío foi uma das mais atingidas pelo terremoto de 27 de feveireiro.


COMPARTILHE: Indique Orkut

Agência Efe

Foto: Agência Efe
Governo chileno alerta para risco de doenças em zona devastada
Governo chileno alerta para risco de doenças em zona devastada

Chile  - O Ministério da Saúde do Chile advertiu nesta terça-feira sobre um aumento no risco de doenças na região de Bío-Bío, uma das mais atingidas pelo terremoto de 27 de fevereiro, devido aos problemas na distribuição de água.

Segundo Marta Werner, secretária regional de Saúde em Bío-Bío, há povoados que contam com apenas 40% do abastecimento de água regular.

Vários municípios registraram um aumento no número de doenças relacionas a água, como a diarréia.

O ministro da Saúde, Álvaro Erazo, anunciou que as crianças que estão em albergues das regiões mais afetadas já estão sendo vacinadas contra a hepatite A. O Governo espera imunizar quatro mil em Bío-Bío, Maule e O´Higgins.

Outra preocupação do Governo é com a acumulação de lixo orgânico nas ruas. As autoridades aconselham a população a enterrar os resíduos para evitar mais doenças.

Para facilitar o processo de limpeza, o Exército se uniu à retirada de lixo. As Forças Armadas contribuíram com caminhões adicionais, como explicou Werner.

Os habitantes de Dichato também foram avisados sobre a aparição de recipientes com ácido clorídrico e cianureto no litoral de Bío-Bío, procedentes da Universidad de Concepción e perdidos após o terremoto.

Erazo calcula que serão necessários US$ 3,6 bilhões para a reconstrução dos hospitais que foram destruídos no terremoto. A aprovação dos novos projetos e sua execução deve demorar ao menos três anos.

Além disso, o começo da vacinação contra a gripe A foi adiantado para a terceira semana de março. Os maiores de 65 anos residentes nas regiões afetadas foram incluídos na campanha.

Fotos: Agência Efe

Tags/ palavras-chave:
gripe , saúde , abastecimento , governo , alerta , Terra , doença





0 Comentários
Email:

Comentário
Caracteres restantes:
Concordo com os termos de uso.
Fechar termo
segurança

Não consegue ler a imagem? Clique nela para gerar outra.
Digite o código ao lado
* todos os campos são obrigatórios.
DE
* Nome
* E-mail
* Comentário
Caracteres restantes: 300
PARA
* Nome
* E-mail
segurança
Digite o código ao lado
* campos de preenchimento obrigatório.
Obrigado, seu comentário foi confirmado com sucesso.
Aguarde, que em breve, após moderação seu comentário será liberado.

Publicidade