Estados Unidos - O FBI (Polícia federal americana) pediu nesta quarta-feira aos usuários da Internet para que se mantenham em alerta diante da possibilidade de fraudes nas doações pela web para os afetados por desastres naturais como o terremoto ocorrido nesta terça-feira no Haiti.
O FBI fez tal advertência diante da experiência de tragédias e desastres naturais passados em que indivíduos pediam dinheiro em nome de supostas organizações beneficentes.
Para evitar este tipo de problema, o FBI emitiu um comunicado com uma série de recomendações, como tomar cuidados com as respostas a e-mails indesejados ou com pessoas que se apresentam como vítimas ou representantes de instituições.
Além disso, aconselhou verificar a legitimidade das organizações beneficentes e desconfiar de e-mails com fotografias de desastres em anexo, porque estes arquivos podem conter vírus.
Segundo o FBI, as doações devem ser feitas diretamente às organizações e não por meio de intermediários, evitando fornecer informação pessoal ou financeira àqueles que peçam uma contribuição direta.
O terremoto no Haiti aconteceu às 19h53 (Brasília) de terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do país, com intensidade de 7 graus na escala Richter. O primeiro-ministro haitiano, Jean Max Bellerive, cifrou hoje em "centenas de milhares" o número de mortos.
O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 11 militares do país que participam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.
A brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no tremor.
|
Milton Munaro
Novo Hamburgo, 14/01/2010 às 12:25
O FBI diz do que sabe. O Lula nem sabia do que se tratava e já anunciou vários milhões de dólares de ajuda para o Haiti.
|