
Gramado - stá praticamente concluído o primeiro trecho do anel viário de Gramado, numa extensão de aproximadamente dois quilômetros que ligará as ERS-115 e ERS-235, entre os bairros Três Pinheiros e Casagrande. A previsão de conclusão é para o final desse ano. O restante da obra, no entanto, depende de recursos federais.
Idealizado em 2006, o anel viário irá permitir a ligação entre os bairros e os municípios vizinhos de Gramado, desafogando o trânsito de veículos na área central da cidade, proporcionando mais agilidade e segurança aos motoristas e pedestres, comenta o prefeito Nestor Tissot. Para executar a obra, a Prefeitura dividiu o projeto em cinco quadrantes. De acordo com o secretário do Gabinete de Governança e Desenvolvimento Integrado, Vonei Benetti, a comunidade terá a oportunidade de se manifestar sobre a construção do segundo trecho que liga a ERS-115, entre o bairro Três Pinheiros e a rodovia Walter Bertolucci (ERS-235, ou Avenida das Hortênsias), passando pela Linha 28. "Queremos que a comunidade participe do processo, melhorando, dando opiniões", comenta Benetti. Para iniciar as obras no segundo trecho, a administração municipal está captando recursos federais e espera que o projeto seja incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal. O valor estimado de investimento é de R$ 19 milhões.
Por força da legislação eleitoral, segundo Vonei, a Prefeitura ainda não recebeu a confirmação de que o projeto será incluído no PAC. "Essa obra depende de liberação de recursos. O município não tem como bancá-la. O projeto tramita no Ministério das Cidades, mas como estamos num período eleitoral, tudo fica parado. Assim que os deputados, senadores e o governo voltarem a ativa, estaremos lá reivindicando a liberação", afirma Benetti. O prefeito Nestor Tissot classifica o anel viário como prioridade em seu governo, por ser uma das alternativas para melhorar a mobilidade urbana em Gramado. "O anel viário permitirá a ligação entre os bairros e as cidades vizinhas, sem a necessidade de passar pelo Centro. Ele permitirá um crescimento e um desenvolvimento sustentável para a cidade", avalia o prefeito.
OBRAS
Apesar de não existirem recursos federais, a Prefeitura já está executando a terraplanagem, retirando árvores e preparando o terreno para as obras do segundo quadrante, que facilitará a ligação entre Gramado e Canela, através Linha 28. A junção dos dois quadrantes se dará com uma rótula.
Os quadrantes
1º – Ligará a ERS-115 (Gramado-Várzea) e a ERS-235 (Gramado-Nova Petrópolis), entre os bairros Três Pinheiros e Casagrande. Essa obra está praticamente concluída.
2º – Ligará a ERS-115 (Gramado-Várzea) e a ERS-235 (Gramado-Canela), passando pela Linha 28. Iniciará no bairro Três Pinheiros e terminará próximo à fábrica da Prawer (na avenida). É a parte que aguarda recursos federais para ser executada.
3º – Inicia na ERS-235 (Gramado-Nova Petrópolis), no bairro Casagrande, passando pelos bairros Prinstrop e Piratini.
4º – Inicia no bairro Piratini, passando pelo bairro Floresta, chegando até a rótula do Condomínio O Bosque, próximo ao Centro. Esse trecho passará em frente à Escola Ninho.
5º – Está previsto para iniciar no condomínio O Bosque, seguindo pela Avenida Borges de Medeiros, passando em frente ao Corpo de Bombeiros, e pela Rua Emílio Leobet, até o Hotel Galo Vermelho.