
Espanha - Nos joelhos se unem fêmur, tíbia e patela. Junto a estes ossos, a cartilagem e os ligamentos fazem parte da estrutura da maior articulação do esqueleto humano. Entre os problemas que com mais frequência lhes afetam estão traumatismos, lesões e doenças degenerativas. A artrose é a doença degenerativa articular mais frequente. “Inicialmente afeta a cartilagem, uma espécie de tapete que forra os ossos para que se articulem. Depois produz alterações em ossos, tendões e ligamentos, e assim dá lugar à dor. Mais tarde causa limitação funcional do joelho, deformidade, rangidos articulares e rigidez”, explica Manuel Castaño Sánchez, reumatologista do Hospital Universitário Virgen de la Arrixaca de Múrcia e porta-voz da Sociedade Espanhola de Reumatologia.
Para combater o problema, o especialista insiste em dois pilares: praticar exercício físico e evitar a obesidade. Além disso, analgésicos e anti-inflamatórios controlam a dor e a inflamação, e os condroprotetores evitam a degradação da cartilagem.“ Em casos mais avançados, quando existe dor severa e limitação funcional, a cirurgia pode melhorar a qualidade de vida mediante implantação de uma prótese”, diz Sánchez.
Artrose e Artrite
Apesar destas doenças terem nomes similares, seus efeitos não o são. A dor própria da artrose é desencadeada sempre com o movimento e se alivia com o repouso. A dor da artrite, no entanto, apresenta características inflamatórias, por isso que é muito maior em repouso e melhora levemente com os movimento do joelho, afirma o reumatologista Manuel Sánchez. “As pessoas que sofrem de artrite, com a passagem dos anos, também podem sofrer de artrose devido à degeneração de suas articulações”, explica.
Saiba mais
Para impedir a sobrecarga do joelho, que é uma articulação muito sensível ao excesso de peso do corpo, o médico reumatologista Manuel Castaño Sánchez orienta que deve-se evitar a obesidade.
Praticar exercício físico de maneira habitual potencializa e fortalece a musculatura do joelho, sobretudo, o extensor e especialmente o quadríceps. “Quanto mais tonificado e forte estiver tal músculo, menos probabilidades teremos de sofrer qualquer tipo de lesão em nossos joelhos”, afirma Castaño. Para isso, o reumatologista recomenda andar de bicicleta, nadar e passear.
Os joelhos podem ser afetados por outras doenças como artrite reumatoide, espondiloartrites, gota etc. Mas, além destas patologias de caráter crônico, os joelhos podem doer devido a diferentes tipos de lesões.
Os ligamentos, por sua vez, podem sofrer distensões, estiramentos e rompimentos, que poderiam precisar de um tratamento cirúrgico. Por último, os tendões podem inflamar e originar uma tendinite. “Esta afecção causa grande dor e pode se tornar crônica se não for tratada de forma precoce”, adverte o médico.