Reino Unido - Consumir álcool regularmente pode reduzir a gravidade da poliartrite reumatoide e inclusive o risco de desenvolver a doença. A afirmação é de um estudo publicado na revista Rheumatology, da sociedade britânica de reumatologia.
A poliartrite reumatoide, uma doença crônica que se manifesta na forma de inflamações de articulações e inchaços, é a mais frequente dos problemas articulares inflamatórios.
A pesquisa foi feita com um grupo de 873 pacientes e outro de 1.004 pessoas não afetadas pela doença pela Universidade Britânica de Sheffield. De acordo com o autor principal da pesquisa, o reumatologista James Maxwell, os pacientes que beberam álcool com mais frequência mostraram sintomas menos severos do que aqueles que não beberam nunca ou raramente.
Os cientistas constataram, ainda, que os abstêmios têm quatro vezes mais chances de contrair a doença do que as pessoas que bebem álcool mais de dez dias ao mês. As informações foram divulgadas pela Veja Online.