
Estados Unidos - Todo mundo sabe que comer muito sal aumenta as chances de pressão alta. A novidade é que estudos confirmam que a ingestão de sal em grandes quantidades pode levar a doenças do coração e ataques cardíacos, de acordo com o portal Medicine Net.
A edição de novembro da BMJ Foundation mostra que comer 5 gramas de sal a menos por dia diminui em 23% as chances de ataque cardíaco e em 17% a probabilidade de se ter doenças cardíacas.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo não passe de 5 gramas por dia - algo como uma colher de chá. Os pesquisadores analisaram 13 estudos, que envolviam 170 mil pessoas. Os estudos relacionavam o sal com as doenças do coração. Os pesquisadores estimam que reduzir a ingestao diária de sal em 5 gramas poderia prevenir mais de um milhão de mortes por ataque cardíaco e três milhões por outros problemas relacionados ao coração.