Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Centro de Bem-estar Animal

Dez cãezinhos encontram um lar em feirinha de adoção

Entidade conseguiu doar todos os filhotes e foco do próximo evento serão cachorros adultos e idosos
11/03/2019 10:51 11/03/2019 10:51


Derli Colombo Jr./PMC
Dez pequenos peludos ganharam um lar
O tempo feio de sábado (9) não quis ajudar muito a feirinha de adoção promovida pelo Centro de Bem-estar Animal (CBEA) de Canoas, mas quando é pra ser, nem a chuva atrapalha. O evento ocorreu das 9h ao meio-dia e os dez filhotes disponíveis foram adotados e agora contam com um lar cheio de amor e cuidados. 

O foco, desta vez, foi exatamente os pequenos peludos. "Como a gente colocou no Facebook e teve muita procura, resolvemos fazer mesmo com o tempo assim. Priorizamos os filhotes do Centro e apesar da chuva, foi muito bom, muito positivo", celebra a diretora do CBEA, Mari Cancelli. Os bichinhos - seis machos e quatro fêmeas - foram previamente avaliados pela veterinária do local e são todos de porte médio e devem pesar, quando maiores, entre 10 kg e 20 kg.

Agora, o CBEA tem apenas um filhote - um gatinho. Nas próximas feiras, Mari quer priorizar os cães adultos, em especial os idosos. "A próxima feira de sábado ainda não tem data definida, mas estou tentando para o dia 30, último sábado do mês. Vamos priorizar os mais velhinhos, mas claro em bom quadro de saúde. Quando colocamos os bichinhos para adoção, avaliamos a saúde. Normalmente vão entre 10 e 15 animais por feira", explica Mari. Vale lembrar que o CBEA tem uma feira permanente de adoção - todos os interessados podem comparecer durante a semana no horário de atendimento (das 9h às 12h e das 13h às 17h) e conhecer os animaizinhos do local.

Ainda na feirinha do último sábado, um adulto também foi adotado. O cão da raça Chow-chow de cor preta foi abandonado na BR-448 e encontrado amarrado por agentes da Brigada Militar. "Não somos canil, somos centro de bem-estar, mas quando a polícia ou a Brigada Militar trazem nós acolhemos."

Cacau ganhou colo da nova tutora, DayanaNo evento de sábado, Cacau, uma das pequenas fêmeas que ganhou um lar, já se mostrava familiarizada com o colinho da tutora, Dayana da Silva. "Nós casamos e sentimos falta de um cachorro. Pensamos em comprar um pequeno, mas o ato da adoção é muito mais bonito", disse.

Acolhidos hoje e atendimentos

Atualmente, o Centro de Bem-estar abriga 135 animais - 124 cachorros, dois gatos e nove cavalos. No local, são oferecidas consultas e castrações - foco do Centro, segundo a diretora. Para consultas, o CBEA exige comprovante de residência de Canoas, além de RG e CPF. Já para a castração, os profissionais exigem os mesmos documentos e também o Comprovante Cadastro Único Programas Sociais do Governo Federal (CAD-Único), que comprova que a pessoa tem renda inferior a R$ 1,3 mil mensais. 

O limite de castrações diárias no CBEA é de 10 procedimentos. Em fevereiro, foram 216. No mesmo período, ocorreram também 90 consultas agendadas e 97 atendimentos de emergência.

Faltas ainda são um problema

Apesar de todo trabalho feito pela equipe do Centro, um problema constante segue ocorrendo: o não comparecimento a consultas e procedimentos agendados. Conforme Mari, só no mês passado foram 124 faltas, o que impede animais de serem atendidos. "Isso acaba tirando o lugar de outros animais. As pessoas precisam avisar em vez de não comparecer", ressalta a diretora. "Há uma lista de espera muito grande de castração. Já estão marcando para setembro. Então se alguém desiste, chamamos os de trás. Por isso é importante avisar em vez de faltar", completa.




  • Dez pequenos peludos ganharam um lar
    Foto: Derli Colombo Jr./PMC
  • Cacau ganhou colo da nova tutora, Dayana
    Foto: Derli Colombo Jr./PMC

Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS