Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Despesca

Para não faltar peixe na mesa

Despesca prepara peixes vivos que serão levados a feira da semana santa
13/02/2018 10:44 13/02/2018 10:44


PAULO PIRES
Deespeca agricultor Darcy Zatty
Pelo que depender do agricultor Darcy Zatty, de 61 anos, não vai faltar peixe na semana santa. No último sábado, foi feita a despesca na propriedade do agricultor. O processo consiste em retirar os peixes de um açude e transferi-los para outro tanque, onde aguardam até o dia da feira. Em apenas um dia foram retirados aproximadamente cem peixes, o que representa aproximadamente quatrocentos quilos de pescado.

O processo é trabalhoso, conforme o agricultor. É preciso secar o açude para facilitar o acesso aos peixes. Um grupo, com uma grande rede precisa ter força e persistência para caminhar sobre o lodo formado abaixo da água e garantir que os peixes não escapem. “Faço isso há 20 anos, me especializei em comercializar peixe vivo”, conta o agricultor que há 15 anos vende pescado na feira da semana santa em Canoas.

No ano passado, ele vendeu 1,5 tonelada na feira, mas neste ano quer elevar este número. “Como a feira vai ser mais cedo, em março, espero que seja ainda melhor. A intenção é vender pelo menos dois mil quilos”, conta Zatty que ocupa uma das bancas da feira, no Centro, próximo a igreja São Luiz.

Entre as vantagens da compra dos peixes vivos, o agricultor destaca a qualidade do pescado. “É um peixe fresco. Os nossos são alimentados com pasto, são orgânicos”, comenta. A feira do peixe, que também comercializa pescados congelados, ainda não tem data definida. De acordo com a Prefeitura, será das 8h às 20 horas, mas as datas de funcionamento devem ser definidas nos próximos dias com os comerciantes.

Parcelamento

Paulo Pires/GES
Agricultor quer ultrapassar a venda de 1,5 tonelada
A cada dois anos Zatty realiza o processo de despesca na sua propriedade, em Nova Santa Rita. Para impulsionar a venda do alimento neste ano, ele revela que traz uma novidade, para garantir que o consumidor não vá para casa sem peixe. “Vamos facilitar o pagamento, com parcelamentos de até três vezes no cartão de crédito”, informa o agricultor.


Feira

Paulo /Pires
Marildo Zatty é sobrinho de seu Darcy e ajuda na despesca
Para auxiliar no processo de despesca, ele colocou a família para trabalhar. O sobrinho Marildo Zatty foi um dos envolvidos na tarefa de retirar os peixes do tanque, com destino a feira. O evento realizado pelo Município seguirá nos mesmos pontos da cidade, são eles: as Praças da Bandeira, no Centro, Pio X, no Mathias Velho, Lotário Steffens, no Rio Branco, Dona Mocinha, em Niterói, e próximo a rótula do bairro Guajuviras.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS