Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Economia

Na mira contra os gatos na rede elétrica

RGE realiza periodicamente inspeções para combater uso irregular de energia
05/02/2018 13:31 05/02/2018 13:31


Divulgação/RGE
Aparelhos são usados na rede para identificar gatos
Canoas está na mira da RGE Sul contra adulterações e conexões clandestinas, os populares gatos. Apenas no ano passado, a cidade recebeu equipes da empresa que realizaram cerca de 9,4 mil inspeções. Em aproximadamente 2 mil economias visitadas havia alguma irregularidade, o que representa 22,1%.

De acordo com o gerente de Serviços de Recuperação de Energia da RGE, Alexsandro da Silva Souza, em 2017 foram intensificadas as ações conjuntas com as delegacias especializadas da Polícia Civil gaúcha. Todos os dias, em média, 50 clientes foram flagrados e autuados em flagrante pela Polícia pelo furto de energia elétrica na área de concessão da RGE. Mesmo que as ações policiais tenham foco principal os clientes comerciais e empresariais, as operações da distribuidora também abrangem os clientes residenciais, que integram a maior parcela dos clientes ativos. Alexsandro explica que nas inspeções nas unidades consumidoras, quando há o flagrante de irregularidades, são feitos os cálculos da quantidade de energia furtada e o consumo que não passou pela medição é cobrado. “Além disso, as ações da gerência incluem o desligamento de ligações em invasões e áreas não regulamentadas pelo poder público. O modelo utilizado atualmente é tão eficiente que é uma questão de tempo para identificar quem frauda ou furta energia elétrica“, explica Souza. Para identificar os fraudadores, além das inspeções de campo, os profissionais trabalham com o cruzamento de dados de consumo e inteligência artificial, que permitem identificar com mais precisão possíveis fraudes.

As operações para erradicar a prática do furto de energia são fundamentais para evitar curtos-circuitos que afetam a rede e que, em muitos casos, podem provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos de toda uma vizinhança.

Perigos de sobrecarga e curtos-circuitos

Segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho Líder da RGE, Mauro Thompsen Passos, ao fazer um gato, o morador coloca em risco a segurança da sua residência e de seus vizinhos, uma vez que os procedimentos na rede são feitos por profissionais treinados e dentro dos padrões e normas técnicas determinadas pelo órgão regulador. “A ligação clandestina é extremamente prejudicial porque a energia está saindo da rede e chegando até a residência ou comércio de maneira insegura, sem os cabos e medidores corretos. As chances de curtos-circuitos são grandes”, afirma Passos.

As ligações irregulares também são responsáveis pela sobrecarga da rede de energia elétrica que deixa o sistema de distribuição mais suscetível à interrupção. A regularização destes clientes não apenas traz cidadania para essa parcela da população, como também beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

Cidadania

A instalação legal do medidor de energia elétrica em um estabelecimento, além de beneficiar o consumidor, assegurando a leitura exata do consumo de luz daquela unidade, ainda garante ao cidadão o reconhecimento legítimo de endereço de moradia quando a comprovação desta for solicitada. Há canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, sem a necessidade de identificação do denunciante . São eles: telefone 0880-721-0721, e-mail denunciafraude@cpfl.com.br ou ainda pelo site da operadora.

Saiba Mais

Números de inspeções realizadas pela RGE Sul em Canoas no ano passado:
Inspeções feitas - 9.454
Irregularidades - 2.091
Porcentagem - 22,1%


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS