Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Luto

Morre, aos 92 anos, Ivo Tramontina, ex-presidente da empresa gaúcha

Empresário é filho dos fundadores do grupo com sede em Carlos Barbosa, na Serra
23/12/2017 17:33 23/12/2017 17:42

Thiago Ourique/Divulgação
Ivo Tramontina morreu aos 92 anos
Ivo Tramontina, ex-presidente e filho dos fundadores da Tramontina morreu, aos 92 anos, no início da tarde deste sábado, em Carlos Barbosa. Ivo estava internado no Hospital São Roque.

Tramontina, que tinha Parkinson, será velado a partir das 18 horas deste sábado (23), no Salão Paroquial ao lado da Igreja Matriz de Carlos Barbosa. O sepultamento está marcado para as 15 horas de domingo (25).

O prefeito de Carlos Barbosa decretou luto oficial de três dias na cidade, que está bem comovida com a morte do empresário. Segundo ele, era uma pessoa ativa, alegre, engraçada e muito presente na fábrica.

Perfil de Ivo Tramontina

Filho de Valentin Tramontina - nascido em Monte Belo, município de Bento Gonçalves - e Elisa de Cecco Tramontina - nascida na localidade de Santa Bárbara, então município de Bento Gonçalves. Tinha dois irmãos, Henrique e Nilo, que faleceram ainda jovens. Nasceu há 92 anos na Serra gaúcha, em Carlos Barbosa, berço e até hoje sede das empresas Tramontina. Viúvo de Laura Maria Giacomoni Tramontina e pai de Clovis, Rejane, Carlos, Raquel e Renato. Avô de Elisa, Marcos, Ricardo, Bruna, Gustavo, Daniela e Luiza. Bisavô de Rafaela e Lucas.

Desde muito jovem, trabalhou em vários setores da empresa, inicialmente ajudando a sua mãe Elisa até chegar à presidência. Em 1949, a fábrica, com 16 empregados, passou a ser administrada por Ivo Tramontina e Ruy J. Scomazzon, que ingressaram na empresa, ambos, respectivamente, com 23 e 21 anos de idade. Com determinação, iniciaram um processo de crescimento e de melhorias que não parou até hoje.

O tempo foi passando e somaram-se a Ivo e Ruy outros colaboradores. Todos tinham a mesma ideia de que era possível ter no Brasil fábricas de utilidades domésticas e de ferramentas com a mesma eficiência das existentes nos países mais adiantados do mundo.

Hoje, a Tramontina com 106 anos é um dos mais expressivos parques industriais brasileiros, com 10 unidades fabris descentralizadas, sendo oito no Estado do Rio Grande do Sul, uma em Belém, no Pará, e outra em Recife, Pernambuco. A empresa produz, atualmente, 18 mil itens destinados aos mais diferentes segmentos, na maioria dos quais é líder de mercado – panelas, baixelas, talheres, facas, utensílios domésticos em aço inox, ferramentas para agricultura, construção civil e jardinagem, e ferramentas manuais altamente especializadas, além de mesas e cadeiras em madeira e em plástico e pias, cubas e cooktops.

A empresa também atua no mercado de materiais elétricos para instalação doméstica e ainda produz materiais forjados sob encomenda. Com esse mix de produtos tem presença forte também no mercado internacional, exportando para mais de 120 países, dos quais muitos foram mercados em que a empresa precisou, antes de tornar conhecida sua marca, fazer com que os consumidores percebessem a necessidade de seus produtos para determinadas funções, tornando mais fácil sua atividade, como foi o caso de alguns artigos destinados ao segmento agrícola.

Houve, portanto, todo um trabalho de aprendizagem da Tramontina em relação a culturas diferentes, para só então, marcar a presença dos produtos e, consequentemente, da marca em vários desses mercados.

Para atender a toda essa demanda, a Tramontina equipou suas fábricas com o que há de mais moderno em tecnologia e design, e, ao mesmo tempo, desenvolveu sua logística em termos de excelência. No mercado interno, a empresa conta com cinco Centros de Distribuição – em Carlos Barbosa, São Paulo, Goiânia, Bahia e Belém, e cinco Escritórios Regionais de Vendas - em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, estrategicamente situados de modo a assegurar o máximo de agilidade na entrega dos produtos, para que estejam sempre ao alcance dos consumidores. No exterior, são 16 países com unidades próprias – Estados Unidos, México, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Alemanha, Reino Unido, Letônia, Nigéria, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, China, Singapura e Austrália.

Completamente integrada às comunidades onde atua, a Tramontina tem realizado, em parceria com os poderes públicos, projetos sociais e culturais de grande importância e também os voltados para a sustentabilidade ambiental, por meio do desenvolvimento de modernos sistemas de tratamento de água, reciclagem e florestas de produção. No que se refere ao seu quadro funcional, possui um turn over abaixo dos menores índices, fato que credita aos investimentos constantes no treinamento profissional de seus 8 mil funcionários e à valorização da “prata da casa”. Compromissos com a qualidade, responsabilidade socioambiental e investimentos em marketing para manter a sua marca forte, valorizada e desejada pelos consumidores caminham juntos na Tramontina.

Ivo Tramontina atuava como Diretor Conselheiro das empresas Tramontina e continuava com os olhos voltados para às fábricas, sua grande paixão.


Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS