Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Domingos Martins, 400 - Centro - Canoas/RS - CEP: 92010-170
Fones: (51) 3462.7000 - Fax: (51) 3462.7007

PUBLICIDADE
Prêmio para a gurizada

E o Inovando na Educação vai para... a sustentabilidade

Escolas foram reconhecidas em mostra de curtas e em gincana
05/12/2017 10:37 05/12/2017 10:41



Não adianta pensar no futuro se não houver planeta para fazer isso acontecer. Os cuidados com o ecossistema têm de ser incentivados desde os primeiros anos escolares. Pensando nisso o Projeto Canoas Inovando na Educação desenvolve uma gincana com a rede municipal e até um concurso de audiovisual para sensibilizar a comunidade. A cerimônia de premiação ocorreu ontem no auditório Sady Schwitz da Prefeitura Municipal, no Centro. Estiveram presentes professores e alunos dos ensinos infantil e fundamental, o secretário de Educação José de Jesus D'Ávila e o prefeito Luiz Carlos Busato.
“Precisamos resgatar a dignidade e os valores do ecossistema, temos muito o que transformar e trabalhar valores familiares e de honestidade”, destaca Busato. “Fazemos isso também através do Prefeitura Mais Perto, deixando um legado para as escolas e faremos com o ‘Canoas Mãos à Obra’.” Para D’ávila é preciso trabalhar com aspectos teóricos mas dialogar com a aplicação prática. “Trabalhar com sustentabilidade com as crianças é plantar uma semente”, aponta. “A nova geração já tem mais consciência sobre a importância da separação do lixo e isso ajuda a transformar nossa cidade.”
Além da bagagem cultural trazida pelo projeto a semana para as escolas começou com a distribuição de livros e brinquedos como reconhecimento pela participação. Concorreram 78 Emei´s e 78 Emef´s na gincana. Na Mostra Estudantil de Curtas-Metragem, 15 (6 do infantil e 9 do fundamental). A gincana 2017 começou em meados de junho. “Desde 2014 o projeto conta com verba do Banrisul”, aponta a coordenadora do Canoas Inovando na Educação, Rejane Reckziegel. “Foram incentivadas dez tarefas na gincana e todas as iniciativas pedagógicas geravam pontos.”
Mais do que prêmios, autoestima
Não tem quem não gosta de receber um prêmio, mas no percurso pedagógico, em geral, a caminhada de aprendizado e transformação pode ser até mais valiosa que os objetivos conquistados. É o que destaca o professor de Ciências da General Osório, Francis Paludo (foto). “Foi um trabalho que nos aproximou da comunidade”, ressalta. “Tivemos o empenho dos alunos, a dedicação a uma causa.” Não por acaso a escola foi primeiro lugar na gincana e terceiro no audiovisual. “Me lembrei de quando era criança”, destaca o aluno Bryan Rocha, 17. Já a estudante Brendah Nolasco, 12, ressalta que instigou a comunidade, mas aprendeu muito no processo. “Acredito muito na reciclagem e pude ajudar a falar disso”, aponta. “A cidade fica mais limpa se a população colaborar.” As escolas exibirão os trabalhos audiovisuais a partir do contato prévio com a Secretaria Municipal de Educação.

OS VENCEDORES DA GINCANA
Ensino Infantil
1º lugar – Professora Idara Rocha
2º lugar – Tia Lourdes
3º lugar – Gilda Schiavon
Ensino Fundamental
1º lugar - General Osório
2º lugar – Duque de Caxias
3º lugar – Monteiro Lobato
Mostra de curtas
Ensino Infantil
1º lugar – Tia Lourdes
2º lugar – Anísio Teixeira
3º lugar – Gilda Schiavon
Ensino Fundamental
1º lugar – Rondônia
2º Lugar – Duque de Caxias
3º Lugar – General Osório



Diário de Canoas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS